3ª Conferência das Pessoas com Deficiência acontece na próxima quinta (19)

Evento busca estabelecer direitos perante o Estado; inscrições são gratuitas

Curtir
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), junto do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), organiza a “3ª Conferência das Pessoas com Deficiência”, que acontece na próxima quinta (19), das 9h às 17h.

O evento incentiva a presença da população, o fortalecimento da luta e a criação de políticas públicas inclusivas para PCDs. A intenção é aprofundar o debate de temas importantes, para garantir a equidade de direitos aos deficientes. Dessa vez, o tema será “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS – Por uma São Vicente Mais Inclusiva”.

A conferência será na Faculdade UNIBR (Rua Sorocabana, 59, Centro). As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/UTKqXyQXTHSZWsQ4A até o dia do evento, ou até o número máximo de 100 participantes ser alcançado.
Durante a convenção, também será realizada a eleição dos delegados titulares que representarão São Vicente na etapa estadual, onde acontecerão os próximos encontros.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), Jackson Nunes, reforça a importância deste evento. “A intenção é abrir diálogo com a sociedade. São nesses espaços que podemos entender os desafios e as necessidades que essa parte da sociedade vive no cotidiano”.

A presidente do COMDEF, Solange Leal, explicou a parte do seu conselho em eventos como esse. “Precisamos promover ações para aparecer, pois somos uma categoria de pessoas invisíveis na sociedade. Temos que dar apoio para essas pessoas, para quem cuida delas, pois isso é necessário para nós e para São Vicente”.

Confira a programação:

9h Credenciamento
9h30 – Abertura das mesas com autoridades
10h – Palestra com o tema: Protocolo individualizado de avaliação (PIA)
Palestrante: Deputada Estadual Solange Freitas
10h30 – Palestra com o tema: o que a Sociedade ganha ao assegurar direito às pessoas com deficiência?
Palestrante: Stella Maris Nicolau
11h – Palestra com o tema: “O esporte como ferramenta de cidadania para as pessoas com deficiência”.
Palestrante Mestre Márcio
11h30 – Palestra com o tema: “O papel da Conferência Municipal na Afirmação: “ Nada sobre nós, sem nós.
Palestrante: Luciano Marques
12h – Brunch
13h – Organização dos Grupos de trabalhos divididos por Eixos.
15h – Plenária com propostas dos Grupos/ Eleição dos Delegados.
17h – Encerramento da Conferência.