#3 - Regina Travassos oferece leitura com inclusão

Além das edições físicas, a professora de artes lançou videolivros para crianças com deficiência auditiva e visual em um só conteúdo

2 curtiram
O papel de um livro pode ser o de informar, divertir, assustar, elevar a autoestima, apresentar mundos paralelos entre tantas outras possibilidades. Responsável por mexer com a imaginação das pessoas, o escritor tem uma data comemorativa específica no Brasil. O dia 25 de julho foi instituído como o Dia Nacional do Escritor em 1960, com a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, numa iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE).

Em São Vicente, professores e professoras da rede municipal têm motivos para festejar, com histórias publicadas para todas as idades. Afinal, é comum que a leitura de livros seja apresentada à criança no ambiente escolar - e quanto mais cedo, melhor.

Na terceira reportagem, da série que segue até terça-feira (25), a autora Regina Travassos apresenta livros voltados a crianças em fase de alfabetização, além de publicações para inclusão e uma versão digital de um título em inglês.

Autora do livro infantil “Sonhando com as Letrinhas”, a professora de arte Maria Regina Travassos lançou uma versão especial para crianças com deficiência auditiva (em libras) ou visual (em áudio), em um único material. A produção tem duração de 4 minutos e 40 segundos e pode ser acessada via QR Code ou pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=wkul2p_xg5Y

Com tradução na linguagem brasileira de sinais (libras) pela professora Priscilla Costa, também da rede municipal, a publicação aborda a alfabetização dos pequenos, trazendo todo o abecedário com a ajuda da mente imaginativa, onde a criança, após tomar uma sopa de letrinhas, passa a sonhar com a alfabetização, em uma aventura cheia de aprendizados.

Este é apenas mais um dos diversos projetos de Regina voltados à literatura. Ela conta que sua relação com a escrita começou quando participou de um projeto com creches durante 14 anos. “Fiquei encantada, e quando precisei deixar o projeto eu tinha duas possibilidades: ficar triste, ou contar sobre as histórias que trabalhei nesse período. Foi aí que comparei as crianças com as flores e ingressei na carreira de escritora, escrevendo em 2009 ‘Jardim de Flores da Infância’. Na sequência ‘Contos de Malecon’, com três histórias para meus filhos Mariana, Leonardo e Conrado”, conta a professora.
Depois, veio ‘A peripécia de uma caloura em campanha’ (2013), apresentando o período em que foi candidata a vereadora, e toda a experiência vivida na política (2017).

A partir de 2018, após participar de diversos cursos voltados à alfabetização, decidiu criar histórias para o público que está aprendendo a ler e escrever. “Entendo que a alfabetização tem de ser lúdica. Pensei em fazer, então, os livros ‘O Mundo das Letrinhas’, que apresenta as vogais e trata do meio ambiente; O ‘Sonhando com as Letrinhas’, onde uma criança fica encantada por conhecer o alfabeto e, após tomar uma sopa de letrinhas, sonha com todas as letras na sequência; e ‘A Festas das Letrinhas’, tendo como personagem uma menina que faz aniversário juntando consoantes e vogais”.

Como as ideias não param de borbulhar na cabeça de Regina, ela lança ainda este ano o 'Dreaming With Tiny Letters'. “Acredito que é necessário introduzir desde cedo o contato da criança com a língua inglesa, daí a versão de “Sonhando com as letrinhas”.
Todos os livros de Regina estão à disposição e para adquiri-los basta entrar em contato pelo email regitravassos@yahoo.com.br.

Currículo - Maria Regina Araújo Travassos integra há 26 anos o quadro docente da rede municipal de ensino de São Vicente. Ao longo de sua carreira, dedicou 12 anos à pré-escola, lidando diretamente com a fase de alfabetização. Além da pedagogia, a autora tem formação em piano, Educação Artística e pós-graduação em Psicopedagogia. Atualmente atua na Seduc de São Vicente (Seduc), é responsável pelas aulas de Pós-Graduação na Educacional Baixada Santista e professora aposentada de Educação Artística da Rede Estadual de São Paulo.

Álbum de Fotos