#3 Garra Vicentina: Margarida há 32 anos: Ângela Maria se orgulha em manter São Vicente limpa e organizada

Com um trabalho fundamental para o funcionamento da Cidade e bem-estar dos munícipes, a profissional conta sobre sua rotina

Compartilhe!

4 curtiram
Faça chuva ou faça sol, as Margaridas acordam ao nascer do dia para iniciarem seus trabalhos por São Vicente. Orgulhosa do seu ofício, Ângela Maria, de 56 anos, agora encarregada das Margaridas, exerce os serviços de limpeza há 32 anos na Cidade. 
 
Acompanhada da mãe,  ela viu o trabalho das margaridas ao caminhar na rua quando mais nova. Achou interessante o ofício e resolveu ingressar na carreira. “Nunca quis ter outra profissão. Sempre achei o serviço das margaridas muito bonito”.
 
O dia começa cedo para as moças. Ângela acorda todos os dias às 4h da manhã, toma um banho para despertar, sobe na sua bicicleta e vai em direção às tarefas diárias. Ao chegar, prepara um café para as outras 38 mulheres que a acompanham diariamente.
“Com esse trabalho consegui pagar a faculdade dos meus 5 filhos, então isso tudo é muito importante para mim. A parte boa é trabalhar para se distrair dos problemas, porque aqui fazemos as limpezas rindo, brincando, conversando com pessoas diferentes”, afirma Ângela Maria. 
 
E completa: “Seja margarida se você gostar, porque tem que ser uma vocação. Mexer com o público te faz presenciar casos inesperados. Nem todas as pessoas respeitam a nossa profissão, algumas tentam até diminuir nosso ofício. Infelizmente algumas vezes somos tratadas como invisíveis”, aconselha a profissional às mulheres que têm o interesse em ingressarem nesta profissão. 
 
Por Maria Marmo

Álbum de Fotos