Com salto em ranking estadual, São Vicente recebe certificado de qualificação “Município Verde Azul”

De acordo com Programa do Governo do Estado, em menos de quatro anos Cidade passou da posição 572 para a 130

Compartilhe!

Curtir
De acordo com Programa do Governo do Estado, em menos de quatro anos Cidade passou da posição 572 para a 130
 
São Vicente fecha 2020 com chave de ouro no quesito meio ambiente, sendo agraciada com o Certificado de Qualificação do Programa Município Verde Azul (PMVA), promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. O reconhecimento se deu pela evolução da Cidade, subindo 442 posições no ranking paulista, em menos de quatro anos. 
 
O motivo do salto no índice estadual está no trabalho desenvolvido nos dez temas estratégicos, definidos no PMVA: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
 
Em 2016, o Município figurava na 572ª colocação, com apenas 0,14 pontos. A partir de então, diversos projetos foram desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), com destaque para o Conselho Municipal de Meio ambiente (Comdema), o Projeto Ateliê Lixo Inteligente, parcerias com cooperativas de reciclagem, a criação do Ecoponto náutico para a coleta de resíduos marinhos, entre outras ações.
 
Em apenas um ano já foi possível identificar os resultados positivos: a nota saltou para 30,40 pontos, fazendo com que a Cidade subisse para a 263ª posição. A evolução continuou e, em três anos, a nota vicentina mais que dobrou, atingindo 66.31 e ficando com 130ª colocação no ranking estadual.
 
Município Verde Azul – O programa tem como principal objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.