A um mês do aniversário de São Vicente, prefeito Kayo Amado acompanha ensaio da Encenação

Chefe do Executivo compareceu ao Complexo Esportivo Jepom nesta sexta-feira (22)

2 curtiram

O prefeito Kayo Amado marcou presença nesta sexta-feira (22) no quarto dia de ensaios da 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, tradicional evento que integra a programação de aniversário da Primeira Cidade do Brasil.

Em meio aos mais de 300 artistas voluntários da comunidade que participarão do maior espetáculo em praia do mundo, o chefe do Executivo agradeceu a todos os envolvidos na montagem. “Reconstrução, fé e inclusão formam o tema que esta Encenação vai abordar, e isso diz muito sobre o momento recente que vivemos”, destacou Kayo, lembrando que por dois anos a Covid-19 impediu a realização do evento. “Para vencer a pandemia, precisamos ter muita fé; para superar esse momento difícil, tivemos que reconstruir; e ainda aprendemos que para sermos uma sociedade melhor, é necessário cada vez mais falar de inclusão. E assim será, com uma Encenação que vai marcar época”.

Por vídeo, o deputado estadual Caio França falou sobre o esforço conjunto para retomar a montagem com recursos obtidos via Lei Rouanet. “Estou feliz por poder ajudar na realização da Encenação. Cumprimento a todos que participam desse espetáculo, em especial principalmente o grande elenco, que é quem faz essa festa ser tão grandiosa”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Jefferson Cezarolli ressaltou que “com toda a composição da direção e a energia desse elenco, será um grande sucesso”. O secretário de Cultura Alexandre Rodrigues enalteceu o empenho do elenco. “Serão muitos ensaios, inclusive no período de festas de fim de ano. Por isso só tenho a agradecer a todos e desejar um feliz Natal em meio a esse grande trabalho”.

Até a estreia em 19 de janeiro serão mais de 20 encontros, sempre na quadra do Jepom, de terça a sábado, das 19h às 22 horas. “Ainda estamos no início dos ensaios e o coração já está batendo forte. É essa energia que vamos levar para a praia em janeiro”, acrescentou a diretora-presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia.

Realizada desde 1983, a peça teatral em céu aberto está confirmada para a semana do 492º  aniversário da Primeira Cidade do Brasil, em 22 de janeiro, destacando as raízes históricas e culturais do Município.

A montagem busca recriar, de maneira  emocionante, os momentos cruciais da chegada de Martim Afonso de Sousa e sua expedição, que resultou na fundação da Vila de São Vicente em 1532. O cenário na Praia do Gonzaguinha é uma produção cênica apresentada em temporadas anuais. Ao longo dos anos, passou por adaptações e inovações, buscando manter-se relevante para o público.

Em 2021, devido ao cenário da pandemia, a história da fundação da Vila de São Vicente foi contada por meio de um documentário, e em 2022, ficou marcada pela inovadora projeção mapeada no Paço Municipal.

O ano de 2023 ainda foi de muitos desafios, entretanto, de maneira positiva, devido ao cenário de reconstrução da Cidade, e principalmente a revitalização da orla, o que impossibilitou a realização de um evento dessa magnitude.

No entanto, para 2024, sem muitos spoilers, as diretoras prometem inovar ainda mais, com uma nova proposta de juntar várias áreas da arte numa só obra, com o objetivo de proporcionar aos vicentinos a experiência de vivenciar a história da Primeira Cidade do Brasil por meio da música e da dança durante os quatro dias de apresentação.

O Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, ressalta a alegria com o retorno do espetáculo aos moldes originais. “Para mim é emocionante viver esse momento na Cidade, e saber que o espetáculo será comandado e dirigido por um trio de mulheres lança um ânimo ainda maior, principalmente por terem uma visão ao mesmo tempo sensível e corajosa, trabalhando a temática da reconstrução, da fé e da inclusão. Estou muito feliz com os caminhos que estamos seguindo e tenho certeza de que a população vai gostar muito do trabalho que será realizado.”

As três diretoras possuem uma longa experiência na bagagem, inclusive, com participações na produção da Encenação. O trio também coordena o Balé Jovem de São Vicente e contará com a integração dos alunos no elenco para o espetáculo.

A 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é incentivada via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A realização é da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Instituto Adesaf. O evento conta com patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP).

Texto - Renato Pirauá

Fotos - Davi Lopes