Ações ambientais desenvolvidas pela Seduc são apresentadas em palestra na Unesp

Cursinho Cellula Mater também foi apresentado aos universitários

1 curtiu

Que pequenas mudanças de atitude ajudam a preservar o meio ambiente, muita gente já sabe. Como um dos principais lugares para essa conscientização é a escola, a rede municipal de ensino São Vicente desenvolve cada vez mais projetos voltados ao cuidado com o nosso planeta.

Nesta quarta-feira (27), representantes da Secretaria da Educação (Seduc) estiveram no campus da Unesp, no Parque Bitaru, onde realizaram palestra aos alunos do curso de licenciatura em ciências e biologia, apresentando os projetos e práticas de educação ambiental promovidas nas unidades educacionais.

“Esse encontro com os universitários é de extrema importância, porque permite a troca de experiências entre os professores que estamos formando e a prática do ensino público de São Vicente, tão envolvido com projetos ambientais”, destaca a professora de Oceanografia da Unesp, Débora Martins de Freitas.

Durante a explanação, foram apresentados documentos oficiais referentes à política municipal de Educação Ambiental (EA), aprovada em novembro de 2023; a importância da EA na educação básica; além de detalhes sobre projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Projetos da Diretoria Pedagógica.

“É muito importante a participação da universidade e o envolvimentos dos alunos nesse processo, uma vez que o plano de Educação Ambiental é uma construção coletiva, a qual teremos que escutar todos os segmentos da sociedade para concluirmos o programa municipal”, salientou a assessora pedagógica Vandilma Galindo, que realizou a palestra em conjunto com Eliana Isidoro e Regina Morais.

Entre as ações conjuntas envolvendo Seduc e Unesp está o estudo que detectou o impacto do glitter sobre a fauna marinha. Os resultados da pesquisa levaram à retirada do produto do kit material fornecido aos estudantes de São Vicente. Além da equipe científica na Unesp, o estudo contou com a participação de professores da Educação Básica do Município, que acompanharam de perto toda a pesquisa e escreveram projetos a serem aplicados nas escolas onde atuam.

Outra ação de sustentabilidade realizada na Rede Básica de Ensino é a Gincana Sustentável, que  promove a conscientização dos estudantes acerca da destinação de materiais reutilizáveis, com arrecadação de tampinhas, lacres e lixo eletrônico. Estudos identificam que um terço de todo o plástico produzido no Brasil tem possibilidade de chegar aos rios e mares do País.

Uma parceria também de êxito acontece entre as secretarias da Educação (Seduc) e de Meio Ambiente (Semam), na série de ações do Projeto ECOMAR, promovendo na Praia do Guamium o exercício de cuidado e preservação do meio ambiente por meio da gestão de resíduos realizada pela comunidade escolar da UE República de Portugal, escola que fica a poucos metros da Unesp.

Cursinho Cellula Mater - Além das questões ambientais, os universitários também tiveram a oportunidade de conhecer o cursinho Cellula Mater, que visa a preparação de alunos do 9º ano para o ensino técnico público. “Esse projeto contribui para que jovens, que hoje estão em unidades da Fatec e do Instituto Federal, possam acessar universidades públicas. E nada melhor que ocuparmos espaços como este, da Unesp, com estudantes que vieram da rede municipal de São Vicente”, afirmou a professora de matemática Eliana Barbalho, idealizadora do cursinho ao lado de Luana Thorlay, de língua portuguesa.

Por Renato Pirauá

Álbum de Fotos