Acolhe Mãe expande atendimentos com apoio psicológico a mães no puerpério em São Vicente

Programa do Fundo Social de Solidariedade era exclusivo para gestantes e agora atende mulheres até 12 meses pós-parto

Compartilhe!

Curtir
O programa “Acolhe Mãe”, do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), ampliou o público-alvo. Com o lançamento da segunda fase, a campanha passa a oferecer apoio psicológico gratuito a gestantes e a mães no período pós-parto - com bebês até 12 meses. Para participar, é necessário ser moradora de São Vicente e ser atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante a gestação.
 
De acordo com a presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, o programa começou com o objetivo de atender às gestantes. “Agora, o intuito é oferecer a continuidade do atendimento, prestando um apoio psicológico também no puerpério, fase delicada e importante para a mãe e para o bebê”.
 
Enquanto na gestação o atendimento é individual, no puerpério, a proposta é em grupo. O grupo de apoio vem para acolher, ouvir e possibilitar a troca de experiências entre as recentes mães.
 
O Acolhe Mãe
 
A partir da inscrição no programa, as mamães passam por processo de acolhimento com escuta especializada. São realizados cinco encontros de 50 minutos, em uma sala própria na UBS Central. No encerramento do ciclo, as mamães recebem um kit de enxoval para o bebê.
 
Iniciado em 2021, o programa já atendeu mais de 250 mulheres. A campanha também tem o intuito de fortalecer o acompanhamento pré-natal médico.
 
De acordo com a presidente Thaynã Amado, o programa também trabalha no fortalecimento da relação mãe-bebê. “O vínculo que se constrói vai além dos cuidados com o bebê. É muito mais que um interesse em alimentar, trocar ou tomar conta. É cuidar e se colocar no lugar do bebê, perceber e responder às suas necessidades físicas e emocionais”.
 
A campanha ainda trabalha com o vínculo da gestante com a maternidade, compreensão do significado dessa nova relação, possibilitando uma vivência mais equilibrada de todas as emoções e manifestações que ocorrem nesse período, sendo um espaço importante de apoio e fortalecimento nessa nova etapa, para troca e escuta de experiências
 
Para participar, basta se inscrever através do link https://forms.gle/GjCs1Cd2sW3yifAm6 ou ligar para o telefone (13) 3467-9118.