Aluna da UE Mário Covas Jr é a grande vencedora do concurso escolar 'Trânsito Seguro' de desenho

Com mensagem especial gravada por Rubens Barrichello, a estudante Luisa de Moraes, 11 anos, foi premiada com passeio para conhecer bastidores da Stock Car, junto com colegas de classe

5 curtiram

A tarde desta segunda-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, foi especial para os alunos participantes do concurso de desenho “Trânsito Seguro”. Os cinco finalistas foram anunciados, por vídeo, pelo consagrado piloto Rubens Barrichello, durante solenidade realizada no Sest Senat (Praça Adalberto Panzan, 151 - Náutica 3), finalizando a programação da Semana do Trânsito.

Após muita expectativa, Luisa Rafaela Pereira dos Santos, 11 anos, foi declarada a grande vencedora. Aluna do 5º ano D da Unidade Educacional Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras), Luisa disse estar muito feliz com a conquista. “Caprichei no desenho, feito com lápis de cor, mas não esperava ganhar. Agradeço à minha mãe pelo apoio. Estou muito feliz”.

Como prêmio, a vencedora e os colegas de classe conhecerão os bastidores da Stock Car, a mais importante categoria do automobilismo nacional, a qual Barrichello está na luta pelo título. Os outros quatro melhores colocados também participarão do passeio, com direito a entrar nos veículos da competição e conhecer simuladores, oficina, sala de troféus, parede de carros, capacetes entre outras atrações. Todos os finalistas foram agraciados, ainda, com certificados de congratulações.

Orgulhosa, a mãe da vencedora, Maísa Patrícia de Moraes, ficou emocionada. “Ela se empenhou muito para fazer esse desenho. O desejo dela é ser uma grande artista, fazer exposições no futuro… Foi um grande passo para realizar esse sonho”.

A professora Patrícia Salvador também teceu elogios à aluna. “Ela é o exemplo de esforço recompensado. É uma aluna inteligente e dedicada. Foi um prêmio merecido”.

Após agradecer a participação das crianças, a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa dos Santos, destacou a importância da iniciativa. “Esse projeto é especial, porque combina duas coisas muito boas para a nossa Cidade:  planejar a São Vicente do futuro em um lugar bem melhor para se viver; e pensar em nossas crianças, que estão conectadas com esse tão esperado futuro”.

A secretária da Educação, Nivea Marsili, ressaltou a importância da escola na formação cidadã. “Quando falamos em trânsito, falamos em andar de ônibus, de bicicleta, atravessar na faixa, respeitar e ser respeitado. Todos vocês estão de parabéns”.

Secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre Martins parabenizou a todos os envolvidos na ação, “em especial o Josué Pimenta e a Vanessa Godoy, da Semob, que tiveram a ideia do projeto e que foi um sucesso do início ao fim”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Jefferson Cezarolli prestou uma homenagem aos envolvidos no “Trânsito Seguro”, oferecendo, em nome do Legislativo, certificados a 15 participantes das ações desenvolvidas. “Quando a gente investe na educação de uma criança, investimos cinco vezes mais, pois esse conhecimento é multiplicado e chega à mãe, ao pai, aos tios, primos… É um investimento que faz toda a diferença”, completou o vereador.

Antes do anúncio dos finalistas, o prefeito Kayo Amado, fez um pedido especial aos estudantes presentes. “Como estamos falando de trânsito, peço que os sonhos de vocês tenham o sinal sempre verde, a vida toda. Sonhem muito, brinquem muito, sejam felizes. Estamos trabalhando para que a escola de vocês fique cada vez melhor”.

Concurso - O concurso de desenho do projeto ‘Trânsito Seguro, Minha Parte Eu Faço!’ faz parte da ação desenvolvida pela Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag) em conjunto com as secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), e de Educação (Seduc), com uma série de ações educativas a partir de maio, mês de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, em que mais de 2.000 crianças da rede pública municipal participaram de atividades de educação para o trânsito na praça 22 de Janeiro, com agentes de trânsito, em uma mini cidade simulada. No segundo semestre, os alunos tiveram a oportunidade de concretizar o aprendizado sobre as leis de trânsito, boas normas de conduta e sinalização, por meio da ilustração de uma boa iniciativa por um comportamento adequado no trânsito. Dos 20 desenhos selecionados, as cinco melhores produções formarão o pódio.

Confira a colocação final do concurso:

1º lugar - Luisa Rafaela Pereira de Moraes (5º ano D) - UE Mário Covas Jr

2º lugar - Isabela dos Santos Ramos (5º ano A) - UR Vera Lúcia Machado Massis

3º lugar - João Miguel da Costa de Jesus (4º ano A) - UE Jorge Bierrenbach Senra

4º lugar - Amanda de Oliveira Santos (4º ano B) - UE Jorge Bierrenbach Senra

5º lugar - Felipe Paula Almeida Lima (4º ano C) - UE Jorge Bierrenbach Senra