Alunos da EMEF Carolina Dantas visitam aldeia no Parque Estadual Xixová-Japui

Estudantes do 6° ano aprenderam, na prática, sobre biodiversidade, preservação do meio ambiente e cultura indígena

Compartilhe!

3 curtiram
Esta quarta-feira (20) amanheceu com os estudantes de turmas do 6° ano da EMEF Carolina Dantas (Catiapoã) ansiosos pela aula de ciências. O motivo é porque os 23 alunos, entre 11 e 12 anos, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a cultura indígena e a biodiversidade da reserva ecológica localizada no Parque Estadual Xixová, no Japuí, em São Vicente.
 
“Eu achei muito legal essa atividade fora da escola, pois a gente aprende ao ar livre e não fica sentado na sala de aula”, comemorou o aluno Luigi Alves Ribeiro.
 
Pietra Vieira Marques e Pablo Carmo da Silva, ambos de 11 anos, estavam maravilhados com a cultura indígena. “Não é sempre que temos oportunidade de vir. É muito bom conhecer como vivem os índios, como caçam, e a pintura no rosto.”
 
A professora de ciências, Margareth Martins Cordeiro, ressalta a importância de ter essa aula diferente. “Além dos conhecimentos aprendidos em sala de aula serem colocados em prática, é importante a conscientização desses alunos, pois o futuro está nas mãos deles.”
 
Aldeia Paranapuã, etnia Guarani - O cacique Ronildo Werámin recebeu os visitantes, falou sobre as armas de caça, de defesa, aspectos da cultura, crenças. No final, os estudantes fizeram fila para aprender a manusear o arco e a flecha e tiveram os rostos pintados pelo cacique. “É uma honra receber os visitantes, principalmente as crianças, pois podemos falar do cuidado com a natureza, ressaltando que a aldeia está dentro de um parque estadual. Queremos deixar um legado da preservação da natureza.”
 
O cacique conta que as crianças aprendem, desde pequenas, o idioma guarani e, a partir dos cinco anos, vão para a escola, na própria aldeia, aprender o idioma português com professores indígenas.
 
Não é só a parte intelectual que eles preservam, mas também o respeito aos mais velhos, o cuidado com a natureza e a subsistência dentro da comunidade. “Precisamos manter nossa cultura familiar. Na aldeia, temos 23 famílias, 90 pessoas, sendo 40 crianças.”
 
Turismo Pedagógico – O secretário adjunto de Turismo de São Vicente, Bruno Medeiros, explica que muitos adultos não tiveram oportunidade de conhecer a reserva localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí. “É o menor parque do estado de São Paulo, uma reserva desde 1993, e estamos nessa ação para envolver as crianças. Além da reserva, temos ainda a praia de Paranapuã, que não é aberta à população, pois tem espécies que se reproduzem. Além disso, temos a aldeia e idealizamos envolver todos. Estamos trazendo crianças da rede pública para dividir esse conhecimento sobre questões ambientais, biodiversidade e ecossistema.”
Bruno ressalta que pretende levar os estudantes com maior frequência e envolvê-las com os indígenas. “É muito importante romper a visão estereotipada que a maioria das pessoas tem da população indígena.”
 
A iniciativa é da Secretaria de Turismo (Setur)
 
A gestora do Parque Xixová-Japuí, Marisa Goulart, salientou que o objetivo dessa parceria é, em primeiro lugar, trazer educação ambiental para as crianças. “Aqui seria a aula prática, enriquece muito. Antes da pandemia, recebíamos muitas escolas, e agora estamos retornando.”
 
Por ser uma unidade de conservação de proteção integral, a visitação só pode ser em companhia de um monitor autônomo capacitado pelo Parque ou funcionário. O agendamento deve ser feito pelo e-mail pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br
 
Sigam as redes sociais no instagram e facebook parqueestadualxixovajapui.
 
Por Carmen Doria

Álbum de Fotos