Alunos da rede municipal de São Vicente recolhem 345 kg de lixo em ação de conscientização ambiental

Evento realizado por meio de parceria intersecretarial busca ensinar na prática a importância da sustentabilidade

3 curtiram
Visando promover a conscientização ambiental, a Prefeitura de São Vicente, por meio da secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Educação (Seduc), realizou, na manhã desta sexta-feira (5), mais uma edição do Mutirão de Limpeza do projeto Ecomar. Desta vez, a iniciativa contemplou o Mangue do da Náutica III, mobilizando alunos da (UE) Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Cidade Náutica), que retiraram 345 kg de resíduos do solo e captaram a mensagem da importância da sustentabilidade para ajudar a cuidar do Planeta Terra.

Durante a ação, foram promovidas algumas explicações salientando os malefícios que o descarte incorreto pode gerar à população. Os profissionais também ressaltaram a importância da destinação correta. “Eu adorei a ideia. Aprendi como cuidar melhor do Planeta Terra. É como cuidar de uma casa. A Terra é a nossa casa”, pontuou Gabriel Marcos de Souza, estudante do 5º Ano.

Parte da coleta realizada nesta sexta-feira será encaminhada a reciclagem e parte à Terracom, órgão responsável pela destinação correta de resíduos não recicláveis.   "Mais do que retirar os resíduos descartados de forma irregular, estas ações têm como principal função a sensibilização das crianças para a problemática. Com isso, buscamos potencializar o sentimento de cidadania e pertencimento para que elas cuidem melhor do território onde vivem e contribuam para a preservação ambiental" destacou Mário Bueno, secretário adjunto de Meio Ambiente.

Projeto Ecomar: A iniciativa é da Semam em parceria com o Tortugas, organização de pescadores que auxilia na retirada de resíduos no mar. Ao todo, já foram retirados mais de 1,2 mil quilos do mar e da terra.

Álbum de Fotos