Alunos da Secretaria de Esportes promovem ação voluntária na orla do Itararé

Mutirão realizado nesta quarta (13) faz parte da programação do Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios

2 curtiram
Em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, que acontece nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de São Vicente, por meio da secretaria de Esportes e Lazer (Sespor) promoveu na tarde desta quarta-feira (13), uma ação de limpeza na praia do Itararé com alunos de cinco modalidades esportivas.

Nesta ação de conscientização, cerca de 30 alunos, entre as modalidades de funcional, yoga, futevôlei, canoa havaiana e stand up paddle, se envolveram na coleta de resíduos e lixo, contribuindo para a limpeza e a preservação da praia.

A iniciativa é realizada há cinco anos com os alunos da Sespor, liderada pela professora de educação física, Tatiana Branco. “A gente sempre faz essa ação. Porque dependemos disso, nossos esportes são praianos. Precisamos nos sentir bem aqui. É a nossa sala de aula.”, salientou.

A prática de uma modalidade esportiva traz benefícios em vários aspectos da vida, incluindo a saúde mental. “Tem dois meses que eu perdi minha esposa, e desde então essa é a primeira aula que eu participo. Estava afastado, me recompondo. Representa muito pra mim estar aqui, me dá força”, afirmou Gustavo Rodrigues, de 58 anos, aluno de canoa havaiana há 7.

Os alunos foram divididos em duas equipes: por terra os praticantes de yoga, funcional e futevôlei realizaram a limpeza e coleta de resíduos da areia, partindo da Escola de Surfe até a Pedra da Feiticeira. No mar, os alunos de canoa havaiana e stand up paddle realizaram a limpeza remando por cerca de 30 minutos.

Confira a programação:

No sábado (16), o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios contará com funcionários e voluntários. A iniciativa ocorre em dois turnos, das 10h às 12h e das 14h às 16h, na Praia do Gonzaguinha, na altura da Praça Heróis de 32. A expectativa é ter o maior número possível de participantes para coletar resíduos e lixo, contribuindo para a limpeza e a preservação das praias e oceanos.

A iniciativa é promovida pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam), de Cultura (Secult), de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), de Esportes e Lazer (Sespor), de Turismo (Setur) e de Eventos e Ação Comunitária (Seac), além da Meiwa Embalagens.

Além da limpeza de praia, a programação inclui o Projeto “EnTenda o Lixo”, iniciativa do Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP), que busca engajar a população e levar a reflexão sobre a importância do consumo responsável, da destinação correta dos resíduos e da reciclagem. O objetivo é que todos se sintam parte da solução e tenham atitudes corretas na preservação do meio ambiente. Em uma tenda, a equipe explica e mostra “a origem do lixo que vai parar no mar, seus efeitos e métodos de conscientização.

O evento contará também com aula de alongamento e a atividade cultural Márea: no balanço do mar. Ao final da limpeza os resíduos coletados passarão por pesagem e serão destinados corretamente de acordo com o seu estado e características.

Por Maurício Massaro

Álbum de Fotos