Alunos da UE Octávio de Césare criam instrumentos musicais com material reciclável

Violão feito com caixa de papelão, tambor confeccionado com palitos de churrasco e chocalho de garrafa pet estão entre as criações dos estudantes

Compartilhe!

Curtir

Os alunos do 4º ano da Unidade Educacional Octávio de Césare (Catiapoã) deram um show de criatividade e sustentabilidade ao criar instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. A atividade foi desenvolvida em função de trabalhar a percepção auditiva dos estudantes, incentivando-os a distinguir as diferentes sonoridades produzidas por essas ferramentas musicais, bem como ressaltar a importância da conscientização ambiental.

 

Na iniciativa, uma simples caixa de papelão se transformou em um violão, uma garrafa de refrigerante ganhou vida como um chocalho e uma cesta com palitinhos de churrasco tornou-se um tambor. Esses são apenas alguns dos exemplos inovadores que os alunos da UE desenvolveram para compor a exposição, alimentados pela imaginação e orientados pela professora de Arte, Maria Lúcia Intrieri.

 

Dentro da sala de aula, os estudantes puderam exercitar a percepção com a exibição de vídeos de bandas com uma série de estilos musicais, incluindo até uma orquestra. “Isso contribuiu para que os alunos compreendessem como esses instrumentos são utilizados na prática e como a sonoridade deles, juntos, atua de forma harmoniosa”, destaca a educadora.

 

Assim, o desenvolvimento sustentável em união com a imaginação deu origem à exposição que não apenas embelezou os espaços da Escola, mas também se tornou sinônimo de conhecimento na prática.


 

Por Andressa Sgarbi

 

Álbum de Fotos