AMEI Rei Pelé é mencionada por perfil oficial do Atleta do Século nas redes sociais

Página relembra carinho do maior jogador da história com as crianças; unidade é primeira escola a ter o nome do eterno camisa 10 e se torna referência para o Mundo

Compartilhe!

2 curtiram
"Pensem nas criancinhas. Volto à lembrança para as criancinhas pobres, necessitadas de uma roupa usada e de um prato de comida. Ajudem as crianças desafortunadas, que necessitam do pouco de quem tem muito". Esse foi o discurso de Pelé após ter atingido um dos maiores feitos de sua carreira: o milésimo gol, marcado em 19 de novembro de 1969, no Maracanã. 
 
Quis o destino que a Primeira Cidade do Brasil fosse pioneira em uma homenagem mais que especial ao Atleta do Século após sua morte, registrada em 29 de dezembro de 2022. Um mês depois, no dia 30 de janeiro, nasceu o Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Rei Pelé, a primeira escola a homenagear o maior jogador de todos os tempos, utilizando justamente a principal ferramenta de transformação social a longo prazo: a educação. 
 
Situada no bairro Samaritá, a unidade atende exatamente aos requisitos solicitados pelo Rei há mais de 50 anos. Uma escola na Área Continental, fazendo a educação chegar na porta das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
 
Na tarde desta sexta-feira (10), a AMEI Rei Pelé foi mencionada pelos perfis do eterno 10 nas redes sociais, tanto no Facebook quanto Instagram e Twitter. O post compõe um vídeo com imagens da escola e a seguinte legenda:
 
"O Rei sempre sonhou com um futuro melhor para nossas crianças, e acreditava que com educação, esporte e amor poderíamos mudar o mundo. Ele ficaria emocionado ao ver a inauguração da escola AMEI Rei Pelé, em São Vicente - SP".
 
O prefeito Kayo Amado não esconde o amor pelo Santos FC, clube onde o maior de todos os tempos construiu uma inesquecível trajetória de 18 anos, mais de mil gols marcados e 24 títulos conquistados. Um dos grandes sonhos do chefe do Executivo de São Vicente era conhecer o Rei. 
_"Eu sempre quis te conhecer, Rei. Infelizmente não tive essa oportunidade. 
Dar o nome do Rei à nossa primeira escola de educação integral era uma homenagem para honrar o seu legado. Pelas crianças.
Estamos todos muito emocionados aqui com esse vídeo. Obrigado. Esteja em paz"_, respondeu o prefeito em seu perfil oficial no Twitter. 
 
A iniciativa vai se expandindo, e São Vicente se torna referência para o mundo todo. A conta de Luis Maldonado, arquiteto venezuelano, já aderiu à proposta, e quer dar sequência ao legado do Atleta do Século. 
"Podíamos, com sua autorização, criar uma escola semelhante na minha cidade, Valencia, Venezuela. Estou à disposição", comentou na publicação. 
 
É assim, de grão em grão, que a AMEI Rei Pelé vai plantando frutos a serem colhidos nas próximas décadas. 
 
"Eternizar o Rei vai muito além de promover homenagens pontuais. É não deixar sua história morrer para as próximas gerações. Boa parte da população hoje não o viu jogar. Eu mesmo não vi, porém sei da importância que o maior de todos os tempos e principal embaixador do nosso país no Mundo possui. Meu dever, como santista e cidadão brasileiro, é seguir dando ênfase aos momentos inesquecíveis que esse homem nos proporcionou. Para que São Vicente jamais se esqueça quem foi Pelé e sua história siga sendo contada, nasceu a AMEI Rei Pelé, a primeira escola em tempo integral da história da Primeira do Brasil e primeira a ser batizada com o nome do eterno camisa 10", concluiu o prefeito Kayo Amado. 
 
Estrutura - O local conta com ilustrações em grafite nas paredes da quadra poliesportiva e imagens icônicas de Pelé na parte interna da escola, como o famoso ‘soco no ar’, que estampa o elevador da unidade. Todas as salas são climatizadas.
 
Além dos componentes curriculares, os alunos têm no contraturno atividades de música, tecnologia, projetos eletivos, esporte e inglês, buscando a formação do estudante na sua integralidade. 
 
Cidadão Vicentino - Embora seu nome tenha sido reconhecido mundialmente pelos feitos atingidos na cidade de Santos, o Atleta do Século também possui suas ligações com São Vicente. Em 14 de novembro de 1972, ele foi contemplado com o título de ‘Cidadão Vicentino’.
 
Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos