Atleta olímpica, velocista leva vibração para as quadras como técnica no JOESV

Thatiana Ignácio competiu na Olimpíada de Atenas em 2004 na prova de revezamento 4x100. Agora comanda a equipe da EE José Nigro, de São Vicente

4 curtiram
Acostumada a lidar com a pressão em pistas de atletismo, a ex-competidora olímpica Thatiana Ignácio vive neste mês de novembro o desafio de comandar a equipe de futsal da Escola Estadual José Nigro, nos Jogos Estudantis de São Vicente (JOESV).

Nascida na Primeira Cidade do Brasil, Thatiana começou no esporte também num torneio escolar vicentino; participou de vários torneios nacionais; chegou em 2004 aos Jogos Olímpicos de Atenas, pela equipe feminina 4x100; e há sete anos atua como professora de educação física.

Toda a ‘explosão’ vivida pela atleta numa disputa de 100 metros rasos pode ser acompanhada de pertinho no Ginásio Dondinho (Rua Travessa do Parque, 1.000  - Catiapoã), onde são realizados os confrontos pelo JOESV.

Esta filha de São Vicente conversou com a equipe de jornalismo da Secretaria de Imprensa e Comunicação (Seicom).

Você já participou de uma Olimpíada e competiu em Jogos Pan Americanos. Onde o sofrimento é maior: em uma pista de corrida ou na quadra, como treinadora?

Thatiana Ignácio - Com toda certeza, aqui na quadra o sofrimento é maior. A adrenalina é totalmente diferente. Estou até sem voz, de tanto orientar meus alunos. É uma emoção diferente, gostosa e prazerosa. Maravilhoso voltar ao ambiente esportivo, agora de uma outra forma, como professora.

Sua jornada começou assim também, tendo contato com o esporte aqui mesmo, em São Vicente, no ambiente escolar. Como foi esse início no esporte?

Thatiana - Sou do Catiapoã e tudo começou pela minha professora de educação física. Ela apresentou o atletismo e me inscreveu na competição Velô. A partir dali comecei a me destacar e foi onde surgiu a paixão pelo atletismo. Por isso eu digo: o esporte na escola transforma vidas. Assim como com um campeonato escolar transformou a minha vida, o JOESV também pode transformar a vida deles.

Depois desse início em competições escolares, quais foram os caminhos para chegar à projeção nacional?

Thatiana - Depois dos campeonatos escolares, fui para Santos, representando a cidade por seis anos. Depois fui contratada por São Caetano. Meu desempenho foi crescendo, até que cheguei à equipe 4x100, que foi para a Olimpíada de Atenas

Qual o recado que você manda para esses alunos que estão competindo pelo JOESV?

Thatiana - Nunca desistam de seus sonhos. Nunca. Corram atrás de seus objetivos. O esporte transforma vidas, dá caráter, princípios, valores que vão levar para o resto da vida. Independentemente do tamanho do sonho de vocês, corram atrás dele.

Como foi a experiência de estar na competição máxima para uma atleta, que é a Olimpíada?

Thatiana - É algo sensacional representar o seu país em uma Olimpíada. Estar entre os melhores do mundo é uma sensação única que tive em minha vida. Não tem como descrever em palavras. Estar no meio de tantas feras do esporte me trouxe o sentimento de dever cumprido.

Álbum de Fotos