Base do Samu da Cidade Náutica é ampliada e reinaugurada

Unidade que funciona 24h recebeu revitalização nos telhados, pisos, na parte elétrica e ganhou pintura geral dos espaços

4 curtiram
São Vicente começa esta terça-feira (29) com mais uma grande e importante entrega de equipamento na área da Saúde. Como parte do programa Nova Saúde São Vicente, um pacote de melhorias em infraestrutura anunciado pelo prefeito Kayo Amado no início do ano, a Prefeitura reinaugura, às 9h, a nova Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Cidade Náutica. O equipamento fica na Praça da Imigração Japonesa s/n.

O local foi ampliado, totalmente reformado e reestruturado, e recebeu serviços e reparos nos telhados, pisos, na parte elétrica e ganhou pintura geral dos espaços. A base conta com central de regulação das urgências, salas de gases e utilidades, coordenação médica e de enfermagem, sanitários, setor de remoção, centro de processamento de dados, repouso médico e muito mais.

A equipe de profissionais é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares/técnicos de enfermagem, condutores socorristas, radioperadores, técnico auxiliar de regulação médica (TARM), servidores no setor administrativo e auxiliares de serviços básicos.

Para chegar o mais rápido possível em situações de urgência e emergência, a base possui ambulâncias especializadas no Suporte Avançado de Vida e Suporte Básico de Vida para o atendimento pré-hospitalar.

Na área da remoção, a frota de veículos tem uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três Unidades de Suporte Básico.

São realizados, em média, mais de mil atendimentos por mês de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.

"Do mesmo jeito que estamos investindo  em novas unidades de pronto atendimento, hospitais e complexos de especialidades, temos esse olhar atento aos profissionais que são fundamentais para salvar vidas num primeiro atendimento. Estamos entregando um local mais adequado para eles exercerem o trabalho com mais dignidade", disse o prefeito Kayo Amado.

A secretária da Saúde, Michelle Santos, enfatiza que a Administração Municipal vai continuar priorizando e investindo nesse atendimento tão importante nas ocorrências factuais. ”O Samu é um dos principais serviços que a população utiliza e seguimos trabalhando arduamente para sempre entregar equipamentos e assistência da melhor qualidade para os munícipes e os profissionais que atuam nas unidades’.

Investimentos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Desde o começo do mandato, a atual gestão tem efetuado diversas melhorias e investimento no Samu. Em 2021, houve a contratação do segundo médico regulador para compor a equipe de profissionais do serviço.

Já em junho de 2022, foi implementado nas bases do Samu de São Vicente, o  Núcleo de Educação em Urgências (NEU). Nesse mesmo mês, o Município recebeu, através do Programa "Nova Frota SP" do Governo do Estado, mais três ambulâncias de Suporte Básico de Vida para atender demandas de remoções inter-hospitalares.

No final de 2022, iniciou-se um projeto de reestruturação e adequação do serviço, através de melhorias com a reforma da Central de Regulação das Urgências - Base Náutica.

Sempre buscando por equipamentos modernizados que proporcionam mais agilidade e segurança nos atendimentos, a Secretaria da Saúde (Sesau) realizou a implantação de radiocomunicadores digitais e sistema informatizado que permite um controle dos recursos disponíveis, armazenamento de informações e gravação das ligações e comunicação com as equipes.

No início deste ano, foram entregues ao Samu de São Vicente três motolâncias equipadas e caracterizadas para somar aos atendimentos à população.

Por Emerson Nascimento

Álbum de Fotos