CATO, CAD, CAPS III Mater e Reabilitar ganham novas instalações, adequadas e estruturadas para o atendimento de pacientes

Locais oferecem mais segurança e conforto para tratamento e acompanhamento dos munícipes; Saúde também recebeu vans com acessibilidade

Compartilhe!

7 curtiram
Apostando mais uma vez na inovação e na qualidade de atendimento prestado aos usuários dos serviços, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inaugura nesta terça-feira (28) as novas instalações de quatro equipamentos de grande importância para a reabilitação física e motora dos munícipes. O Centro de Atendimento de Traumatologia e Ortopedia (CATO), o Centro de Apoio ao Diagnóstico (CAD), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps III Mater) e o Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência – Reabilitar I passam a funcionar em novo prédio, ao lado do Hospital do Vicentino, na Rua Costa Rego, s/n, na Vila São Jorge. A novidade faz parte do Programa Nova Saúde São Vicente, anunciado pelo prefeito Kayo Amado em dezembro de 2021. 
 
O Caps III Mater terá atendimento 24h, já os demais serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
O Reabilitar assiste a moradores da Área Insular, pessoas com alguma deficiência física e/ou síndromes neurológicas com comprometimento da função física, neurológica e/ou sensorial. O serviço foca na avaliação, atendimento e tratamento ambulatorial, com acompanhamento de fisiatria, acupuntura, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, assistência social, terapia ocupacional e nutrição, além do atendimento para perícia médica (gratuidade de transporte).
 
O serviço atende cerca de 320 pacientes por mês, dos mais de 23.800 prontuários cadastrados na rede de saúde do Município.
 
Entre as diversas deficiências, o serviço atende pessoas com sequela de acidente vascular cerebral (AVC), sequela de covid-19, paralisia facial, paralisia cerebral, amputações, distrofia muscular, atrofia muscular espinhal, síndromes neurológicas, parkinson, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, sequela de tumores cerebrais, síndrome de down, lesões medulares, traumatismo cranioencefálico e doenças pulmonares crônicas graves.
 
O CATO é uma unidade referência municipal para atendimento ambulatorial nas especialidades de traumatologia e ortopedia.
 
A equipe de profissionais é integrada por médicos ortopedistas e traumatologistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de imobilização, radiologia e administrativos. A estimativa da Sesau é atender cerca de 300 pacientes por dia, encaminhados pelas unidades de atenção primária e previamente agendados. Há cerca de 3 mil pacientes cadastrados para o atendimento no serviço. 
 
Já o CAD é o serviço ambulatorial de referência aos exames diagnósticos de São Vicente. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio, efetuado pelas unidades de saúde municipais. Em média, cerca de  200 pacientes são atendidos por dia.
 
A unidade conta com o atendimento de médicos e especialistas. No local, são disponibilizados exames de mamografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografias diversas, colposcopia e biópsias.
 
O CAPS III Mater  é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial de São Vicente e um dos pioneiros da Reforma Psiquiátrica Brasileira. O atendimento é direcionado a adultos com transtornos mentais severos e persistentes. O Centro é referência para hospitalidade integral dos demais CAPS do Município. 
 
O local conta com uma rede completa de profissionais para atender a população em diversas áreas, como serviço social, psicologia, terapia ocupacional, medicina e enfermagem, tendo à disposição psicólogos, terapeutas, técnicos e médicos especializados.
 
"Seguimos com o nosso objetivo de virar a página da saúde de São Vicente, deixando para trás equipamentos ruins e sucateados, com histórias de sofrimento, para que o cidadão passe a ser atendido de forma digna, com instalações e equipamentos modernos, vivendo dias melhores. É mais um dia a ser comemorado, com mais uma entrega, mas cientes de que temos muito pela frente", declarou o prefeito Kayo Amado.
 
De acordo com a secretária de Saúde, Michelle Santos, a equipe de profissionais e principalmente os moradores ganham uma estrutura digna e completa para os atendimentos e tratamentos. “É muito gratificante ver que o projeto que trabalhamos tanto para sair do papel virou realidade e conseguimos realizar mais uma grande entrega para os vicentinos. Os pacientes que vão fazer uso das novas instalações têm à disposição todos os equipamentos e serviços para prosseguirem com seus tratamentos”.
 
“Prezamos muito pelo bem-estar e pelo atendimento de qualidade para todos munícipes. Nas antigas unidades do Reabilitar e do CATO, por exemplo, já conseguimos alcançar grandes feitos como a reativação, em 2022, do Programa Municipal de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para as pessoas com deficiência, permitindo acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social. Tenho certeza que com essas novas estruturas, estaremos entregando também mais esperança e qualidade de vida para nossos vicentinos”, enfatizou a secretária.
 
Vans com acessibilidade - Além de inaugurar as quatro novas instalações, a Prefeitura recebeu, via Governo do Estado, duas vans com adaptação de elevador para cadeira de rodas. Os veículos serão disponibilizados a crianças e adultos com deficiência física e/ou síndromes neurológicas com comprometimento da função física, neurológica e/ou sensorial e seus respectivos cuidadores durante o período de atendimento e tratamento no Centro de Atendimento Especializado à Criança Portadora de Cerebral São Camilo e no Reabilitar I.

Álbum de Fotos