Centro de Especialidades Odontológicas do Rio Branco recebe capacitação de primeiros-socorros

Profissionais da saúde tiveram oportunidade de participar da ação

Compartilhe!

Curtir
A excelência dos atendimentos são adquiridas através da procura constante pelo aprendizado. Por isso, buscando preparar os profissionais para qualquer situação, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) realizou nesta quinta-feira (7) uma capacitação de primeiros-socorros, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Rio Branco.
 
O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro especialista de urgência e emergência Danilo Leonel, que dividiu o treinamento em duas partes. A primeira, com um conteúdo teórico, contextualizou a importância da ação feita de forma rápida, maneira correta de realizar o manobra, incluindo as diferenças entre adultos, crianças e recém-nascidos. 
 
A segunda parte foi destinada a colocar em prática os aprendizados recebidos, sendo aberta a aula para uma dinâmica onde o especialista, juntamente com um outro profissional da saúde, mostraram as técnicas em bonecos anatômicos. 
 
"Conseguimos deixar a equipe da Atenção Especializada preparada para algum intercorrência até a chegada do Samu. Normalmente não é uma prática das clínicas odontológicas, mas é um conhecimento necessário que pode salvar a vida de muita gente. Além de tudo, foi um treinamento muito bom. Todos se dedicaram muito nas dinâmicas. O pessoal realmente foi nota dez!", pontua o enfermeiro especialista em emergência Danilo Leonel.
 
O treinamento contou com a participação de mais de 20 profissionais de saúde, incluindo servidores das áreas administrativas do complexo. O intuito é equalizar todos sobre a importância dos primeiros-socorros. 
 
"Como profissional da área da saúde, eu acredito que é de extrema relevância termos o conhecimento correto para prestar o primeiro atendimento, principalmente porque é fundamental para que a vítima sobreviva. Antes de ter essa aula, se eu precisasse realizar essas manobras, ficaria muito nervosa, mas, agora, me sinto mais preparada e sei exatamente o que pode ser feito", declara a responsável administrativa Mariana Muniz Rossi.
 
Ao fim do treinamento, foi aberta uma roda de conversa para debater sobre o conteúdo e/ou tirar dúvidas sobre o assunto. 
 
A secretária da Saúde, Michelle Santos, ressalta a importância da capacitação de primeiros-socorros em todos os setores e complexos de saúde. "Hoje, alguns profissionais de saúde tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato ou se aprofundar mais sobre as manobras de primeiros-socorros. Priorizamos a cada instante a qualificação deles, e estamos possibilitando o melhor que a Saúde do Município tem a oferecer".

Álbum de Fotos