Cervejaria da região lança bebida inspirada na história de São Vicente

Com aroma de cravo e banana, Bartira já está à venda em quatro estabelecimentos

8 curtiram
São Vicente possui em suas raízes fortes ligações com a história do Brasil. O Município representa o início de tudo no maior país da América Latina. Buscando conectar sua relevância histórica com o cotidiano, a Cervejaria Jurassica, microcervejaria artesanal, lançou uma bebida inspirada na história da Primeira do Brasil. A ideia partiu do proprietário, Mauricio Riscala Name, em conjunto com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Juliana Santana.

“A ideia é que as pessoas bebam essa cerveja e o sabor remeta a São Vicente. Este fenômeno gerará, futuramente, uma afetividade do cidadão com o Município. Os turistas vão bebê-la e lembrar do ‘gostinho’ de São Vicente. Automaticamente, virão à memória grandes lembranças vividas por aqui”, ressalta a secretária Juliana, que também garantiu presentear as pessoas próximas com a Bartira "Além de ser um ótimo souvenir: agora toda vez que viajar vou levar de lembrança a Bartira para os amigos".

Batizada pelo nome de Bartira - indígena que viveu no século XVI e é personagem do início da trajetória de São Vicente, a cerveja é do tipo 'Weiss',  produzida à base de malte de trigo. É uma bebida clara, refrescante e toque "aveludado”. Seu aroma remete a cravo e banana, fruta característica do Município e presente em vários pratos e doces locais.

O prefeito Kayo Amado comemora o lançamento e ressalta a importância de iniciativas que remetam às origens vicentinas. “É muito bom saber que uma empresa se interessou por, de alguma forma, contar a nossa trajetória. Essa é uma oportunidade para que as futuras gerações conheçam um pedaço de São Vicente, já que as origens brasileiras estão diretamente ligadas a cidade. Estaremos sempre abertos a ideias que fortaleçam a propagação da nossa história. Afinal, somos a Primeira do Brasil”.

A cerveja já está à venda em quatro estabelecimentos comerciais: Botecagem Ramalho (R. João Ramalho, 215 - Centro), O Condado (Boulevard Ana Pimentel, 66 - Centro) , Nativos Gastrobar (Av. Prefeito José Monteiro, 429 - Jardim Independência) e a própria Cervejaria Jurássica (R. João Guerra, 182 - Santos).

“É uma cerveja caracterizada pelo aroma da banana, muito forte na gastronomia local. É uma forma de fomentar a cultura da Cidade”, explica Mauricio Riscala.

A Cerveja Bartira segue os passos do “Brigadeiro Raiz do Brasil”, lançado oficialmente em agosto de 2022 com a finalidade de resgatar traços de elementos que compõem a história de São Vicente, como a banana e a cachaça.

Álbum de Fotos