Comerciante aciona botão do pânico e dupla é localizada via totem

Após denúncia registrada, CCO passou a monitorar infratores, localizando-os na Praia do Gonzaguinha; um deles era procurado da justiça

3 curtiram
Atrelando conceitos de tecnologia, inteligência e velocidade, as forças de segurança obtiveram êxito no atendimento de mais uma ocorrência em São Vicente. Com atuação fundamental do Centro de Controle Operacional (CCO), uma equipe de rua da Guarda Civil Municipal (GCM) deteve uma dupla que furtou três lojas na Cidade.

Uma comerciante (vítima do ato criminoso) que caminhava pelas redondezas da Prefeitura acionou o botão do pânico do totem de segurança. Ela entrou em contato com um agente de plantão no CCO, explicando que uma vendedora havia constatado furto no estabelecimento onde trabalham. Foram descritas, então, algumas das características do casal, elementos cruciais para o sucesso da ocorrência.

O sistema de monitoramento passou então a mapear os suspeitos por todos os trechos, encontrando-os,  rapidamente, na Orla do Gonzaguinha. Imediatamente, o CCO notificou via rádio uma equipe de rua que já estava no local, a fim de fortalecer a segurança. Com isso, os profissionais realizaram a abordagem e identificaram os pertences furtados das empresas. Além disso, em pesquisa, foi constatado que um dos infratores era procurado pela justiça.

Diante dos fatos, a dupla foi encaminhada ao 1° Distrito Policial (DP). Os bens foram recuperados e devolvidos aos estabelecimentos.

A responsável pela denúncia no botão do pânico, que prefere não se identificar, teceu elogios ao equipamento, e ressaltou a importância da população ter ciência sobre as ferramentas que o totem proporciona. "É um recurso e tanto para o Município. As pessoas precisam saber que isso realmente funciona. Toda a equipe da GCM, tanto os que estavam em monitoramento, quanto os que estavam na rua, estão de parabéns".

Testemunha do caso, a vendedora se impressionou com as estratégias adotadas que possibilitaram o atendimento da ocorrência com agilidade e eficiência. “Eu não conhecia esse recurso no totem, mas é uma ferramenta e tanto. Foi tudo muito rápido. Em menos de uma hora, tudo foi resolvido”.

O caso foi registrado no dia 20 de junho.

CCO - Moderno e equipado, o espaço integra agentes da Polícia Militar (PM), GCM e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), monitorando, por meio de 30 totens, diversos pontos estratégicos a fim de disponibilizar mais mecanismos de segurança à população.

O botão do pânico permite ao cidadão denunciar atos criminais, podendo conversar diretamente com um agente de plantão. Além disso, dispondo de 180 câmeras, os totens captam, em alta resolução, imagens de até 2 km.

Radiocomunicadores - Outra ferramenta essencial que auxiliou a GCM no atendimento da ocorrência é o radiocomunicador. Entregues no ano passado a todo o efetivo, os aparelhos contribuem para mais agilidade e eficiência no combate à criminalidade. Os equipamentos dispõem de sistema de geolocalização em tempo real.

Além da Guarda, as equipes do Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Semob e Defesa Civil foram contempladas com a entrega dos radiocomunicadores.

Álbum de Fotos