Congresso na Unibr conta com participação de gestores de São Vicente

Congresso remoto envolveu membros da instituição acadêmica, Prefeitura e sociedade civil; sessões podem ser assistidas no YouTube

5 curtiram
A Prefeitura de São Vicente marcou presença no 2º Congresso de Direitos Humanos da Faculdade de São Vicente promovido remotamente pela Unibr nesta segunda (21) e terça-feira (22).

Reunindo membros da Administração Municipal, entidade acadêmica e sociedade civil, o encontro pautou discussões sobre direitos humanos e a elaboração de políticas públicas ligadas ao tema. A secretária de planejamento e governança, Talita Correa, e o secretário adjunto, Thiago Gimenes, apresentaram o artigo “Direitos Humanos e as pessoas com deficiência: uma abordagem da política pública a partir da coordenação federativa”, em que foi exposta a interação entre a política pública e o desenho federativo do país.

O Congresso contou com a apresentação de 14 artigos científicos, com participantes de todo o País, elaborados a partir da perspectiva jurídica brasileira.

Para o Coordenador do curso de Direito e do evento, Prof. Dr. Nelson Speranza Filho, eventos como esse são essenciais para a Baixada Santista. “A produção e divulgação científicas são caminhos para a construção de um futuro melhor e a faculdade fica extremamente feliz em fazer parte disso”.

O coordenador do curso de Direito, Prof. Me. Eduardo Tagliaferro, afirma que a segunda edição do evento é um divisor de águas para o desenvolvimento científico, colocando São Vicente no mapa da ciência brasileira, garantindo, dessa forma, a apresentação de trabalhos de alta qualidade e a discussão de temas relevantes para a sociedade.

Segundo a Profa. Yolanda Menezes, responsável pelos comentários das apresentações durante o evento, “todos os trabalhos foram de altíssimo nível e a variedade de temas apresentados garante uma abordagem holística dos Direitos Humanos, como deve ser”.

"O modelo de exposição e debate garantiu um ambiente de um verdadeiro Fórum de discussão sobre Direitos Humanos na cidade de São Vicente”, como pontuou a Profa. Thayná Gava, também comentarista dos trabalhos apresentados.

A secretária Talita, mestre em políticas públicas e graduanda em direito, reflete sobre sua participação: “O debate dos direitos humanos é muito importante, sobretudo quando abordado na perspectiva do âmbito municipal, porque é onde o cidadão é impactado diretamente com as políticas públicas que existem ou deixa de ter assegurado seus direitos quando ela é inexistente”.

Para Jackson, secretário de Direitos Humanos de São Vicente, a realização do 2º Congresso de Direitos Humanos da Faculdade de São Vicente – UNIBR 2022, representa não só um compromisso institucional da universidade, mas potencializa, também, a promoção, defesa e a difusão de uma cultura de tolerância e de respeito aos direitos fundamentais do ser humano. “Ter um Congresso desse nível sendo realizado no Município, nos enche de esperança, pois sairão deste curso os futuros operadores de direito, que atuarão em nossa cidade”.

As apresentações estão disponíveis no canal do Youtube da Unibr, basta acessar o link:

1° dia: https://www.youtube.com/live/ChYdIqmVFus?feature=share
2° dia: https://www.youtube.com/watch?v=y0q0yKSnwm0