Conselheiros Tutelares de São Vicente tomam posse nessa quarta-feira (10)

Cerca de 55 mil votos foram computados, um recorde na Baixada Santista

Compartilhe!

Curtir
Na tarde desta quarta-feira (10), na presença do prefeito Kayo Amado e da  vice-prefeita Sandra Conti, foi realizada na Primeira Câmara das Américas, a cerimônia de posse dos 10 conselheiros tutelares eleitos pela população vicentina. 
 
A Secretaria de Direitos Humanos (Sedhc), representada na cerimônia pelo secretário Jackson Nunes, apoiou o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), junto da Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc), na realização de todo o processo eleitoral. A casa legislativa foi representada pela presença do presidente Adilson da Farmácia e demais vereadores.
 
Pela primeira vez com urnas eletrônicas, a Primeira Cidade do Brasil bateu recorde na Baixada Santista com quase 55 mil votos para eleger 10 dos 75 candidatos. A agilidade na apuração e transparência de todo o processo eleitoral foi possível, não somente pela tecnologia das urnas, mas, principalmente, pelo empenho dos 500 servidores públicos que receberam a capacitação necessária e trabalharam nas 22 unidades escolares.
 
“Agora vem o desafio, porque é uma luta para conseguir fazer o processo eleitoral, mas, também agora, dentro desses 4 anos que virão pela frente em combater a violência contra a criança e o adolescente, que vem crescendo no Brasil como um todo. Os conselheiros eleitos têm esse dever, esse papel, de acordo com o estatuto da criança e do adolescente,  de defender. Na perspectiva que a gente vive em São Vicente, de vários desafios, eles terão bastante trabalho para poder garantir esses direitos e podem contar com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos, a gente também está junto nessa missão.”, ressaltou Jackson Nunes.
 
Com o braço direito erguido, diante de todo o público presente, entre amigos e familiares, todos os conselheiros empossados realizaram o juramento de posse, sob a voz de Lidiane Leite, a conselheira mais bem votada, com 2.322 votos.
 
“É um dia de cada vez, o pessoal já se acostumou com essa frase que é um dia de cada vez, não tem jeito. Eu vou falar para vocês, tem muita coisa para a gente melhorar na nossa relação e a gente vai melhorar no dia a dia. Tem muita coisa para a gente melhorar na educação, que é a gente se provocar cada dia para melhorar e melhorar, na saúde, melhorar na segurança, no transporte, em todos os eixos. Aos nossos empossados, agora, eu desejo muita força, muita fé para que vocês possam conseguir se manter firmes em momentos difíceis, e que a gente possa trabalhar juntos para servir as nossas crianças e todo o nosso público, em toda a Cidade. Então, tudo de bom para vocês. Deus abençoe. Parabéns.” declarou o prefeito Kayo Amado.
 
Vale destacar o aumento do número de candidatos e a nota de corte. Em 2019, o último classificado teve 900 votos. Nessa eleição o décimo colocado ficou com 1.393 votos. Números que expressam não somente o crescimento da participação dos munícipes nas eleições do conselho tutelar, mas,  também, como reflexo do olhar atencioso da Administração Municipal que prioriza os investimentos na Educação e na Saúde, visando garantir um futuro melhor para a geração de hoje e as que virão a seguir.
 
Confira novamente os nomes dos conselheiros eleitos:
1º - Lidiane Leite - 2.322 votos 
2º - Paulo Bertone - 2.171 votos
3º - Fernanda Barbosa - 1.941 votos
4º - Mario Negreta - 1.860 votos
5º - Andrea de Moraes - 1.650 votos
6º - Renata Mendonça - 1.631 votos
7º - Anderson Paixão - 1.548 votos
8º - Valfran - 1.523 votos
9º - Douglas Felix - 1.438 votos
10º - Valdelice Alves - 1.393 votos
 
Suplentes:
11º - Letícia Silva - 1.336 votos
12º - Tia Lu - 1.304 votos
13º - Marlon do Conselho - 1.299 votos
14º - Vanessa Moraes - 1.240 votos
15º - Lucelia Cabeça - 1.225 votos
16º - Alex Miranda - 1.193 votos
17º - Joel Amigo - 1.122 votos
18º - Silvania Nunes - 1.082 votos
19º - Katia Guariroba - 928 votos
20º - Pato - 855 votos
 
Por Maurício Massaro

Álbum de Fotos