Curso de gestão para artesãos contempla 35 profissionais da cultura em São Vicente

Capacitação gratuita foi concluída nesta quinta (25), no Parque Cultural Vila de SV

Compartilhe!

1 curtiu
Na tarde desta quinta-feira (25), 35 artesãos de São Vicente concluíram o Inova, curso aplicado gratuitamente pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec). Dividida em três módulos, os dois primeiros realizados no Espaço Multicultural e o último no Parque Cultural Vila de São Vicente, a capacitação aplicou conceitos de gestão, com o propósito de estimular os artistas a potencializarem seus faturamentos, além de estimular novas aptidões. 
 
“O curso é uma ótima oportunidade para que nossos artistas possam aperfeiçoar suas ferramentas de trabalho. Vamos buscar, sempre que possível, parcerias que fortaleçam os profissionais da cultura da Cidade”, ressaltou a subsecretária de Cultura, Elizangela Bafini.
 
O período de aulas foi de 14 de julho a 25 de agosto. Nas duas primeiras semanas, os profissionais abordaram a elaboração de preços, tendências do setor, além da padronização e técnicas de venda. Em seguida, os alunos, já formalizados, passaram pelo processo de recebimento de consultoria. 
 
Na etapa seguinte, a pauta foi turismo, com o objetivo de ressaltar a importância dos aspectos associados à cultura local, para o desenvolvimento de produtos artesanais que tenham ligação com a Cidade. 
 
Finalizando o curso, de 22 a 25 de agosto aconteceram as aulas de ‘Artesanato com Madeira Maciça Reciclável’. Neste módulo, os participantes puderam confeccionar  utilitários decorativos com madeira reciclável. 
 
Vera Marquês da Silva Corumba está entre os 35 alunos contemplados. Ela está com 53 anos, e há quase cinco décadas desenvolve trabalhos artesanais. Apesar da longa trajetória, a produtora decidiu ingressar recentemente à área de reciclagem de madeira para artesanato. “É muito importante estarmos sempre aprendendo. Conhecimento nunca é demais. Embora esteja há muito tempo no ramo do artesanato, eu ainda não mexia com madeira. Este curso foi uma ótima oportunidade para meu enriquecimento curricular e, principalmente, para que eu possa desenvolver novas fontes de renda.   
 
Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos