Curta-metragem da história da Aldeia Paranapuã é lançado nesta terça (30), no Espaço Multicultural

Produção é resultado do Ciclo de Cultura Tradicional das Oficinas Culturais do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura; evento é gratuito

Compartilhe!

1 curtiu
Nesta terça-feira (30), o Espaço Multicultural de São Vicente (Praça 22 de Janeiro - Gonzaguinha) recebe, a partir das 19h, o lançamento do curta-metragem ‘Entre o Visível e o Invisível’, do título original 'Tekoa Paranapuã Nhemboypy',  que significa 'Início da Aldeia de Paranapuã' e narra o modo de vida e trabalho das lideranças e anciãos para manter a identidade e cultura das aldeias, incluindo a Paranapuã, que fica no Parque Estadual Xixová-Japuí.
 
Além dela, o Quilombo Ivaporunduva (Eldorado), a Aldeia Filhos desta Terra (Guarulhos) e a Comunidade do Bonete (Ilhabela) também fizeram parte do curta e terão suas histórias contadas.
 
O documentário foi produzido através das oficinas do Ciclo de Cultura Tradicional, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura de São Vicente (Secult-SV). O projeto tem a coordenação pedagógica do Vídeo nas Aldeias, com direção da oficina de criação de audiovisual pelo cineasta Alberto Álvares.
 
A produção também tem a intenção de registrar os conhecimentos passados pelas figuras mais velhas, para fortalecer a história e o legado de luta para as novas gerações indígenas.
 
Após a exibição do curta-metragem, haverá uma roda de conversa mediada pelo produtor cultural e jornalista Lincoln Spada, com participação do Cacique da Aldeia Guarany Mbya-Paranapuã, Ronildo Amandios e dos artistas Wallas e Wescritos, donos da gravadora e produtora audiovisual e artística Palavrando.
 
O evento é gratuito e a classificação indicativa do documentário é livre para todos os públicos.

Álbum de Fotos