De estagiária a funcionária: como o processo seletivo pode ser divisor de águas na vida dos jovens

Kelly passou no processo seletivo de estágio e hoje trabalha na Secretaria de Gestão de São Vicente

5 curtiram

A primeira oportunidade de trabalho é uma das coisas que a gente nunca esquece. A primeira chance, o primeiro salário e as primeiras experiências também não ficam para trás. Para Kelly Cristina Cardoso, 32, seu primeiro serviço foi um estágio na Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de São Vicente, onde começou em julho de 2010.

O estágio a ajudou a olhar com outros olhos para o setor de administração pública. “Me ajudou a ver como algo para a minha vida. Trabalhar pelas pessoas e pela cidade”. Ela foi estagiária até abril de 2012, era responsável justamente por atender servidores municipais nomeados por concursos públicos e percebia a felicidade das pessoas ao descobrirem que elas foram aprovadas. “Consegui enxergar que poderia ajudar mais e ingressar no concurso para colaborar com o município”.

Kelly trabalha de forma efetiva na Prefeitura há sete anos, dentro da Diretoria de Gestão de Contratações da Secretaria de Gestão (Seges). Ela faz parte da equipe que cuida de contratos de locações de imóveis do Município e da própria secretaria.

Como ex-estagiária, Kelly recomenda o processo seletivo para o estágio na Prefeitura. “É a porta para a prática, para o conhecimento e o entendimento das atividades. Acompanhar e vivenciar o trabalho dará apoio às decisões profissionais no futuro, da mesma forma que foi comigo”.

Processo Seletivo de Estágio - A Secretaria de Gestão (Seges) abre inscrições para o Processo Seletivo Complementar de Estágio, para a formação de cadastro reserva.

Os interessados devem cumprir os seguinte requisitos:

- Não estar cursando o último ano letivo de 2023;

- Ter a idade mínima de 16 anos completos até a data de convocação para entrega da documentação;

- Não possuir restrições de quaisquer ordens junto à Instituição de Ensino a qual estiver vinculado(a);

- Não pertencer ao quadro efetivo ou temporário de servidores da Prefeitura Municipal de São Vicente;

- Não possuir vínculo trabalhista com qualquer outro Órgão da Administração Direta ou Indireta em níveis Municipal, Estadual ou Federal;

- Não ter estagiado por 2 (dois anos) ou mais na Prefeitura de São Vicente no mesmo curso que está se candidatando, salvo Pessoa com Deficiência.

Para estudantes de cursos superiores, a bolsa é de R$ 900 (30 horas semanais) e para estudantes de cursos técnicos, a bolsa é de R$ 450 (20 horas semanais). As vagas estão disponíveis para mais de 20 áreas e as inscrições vão até o dia 13 de março. Para o edital completo, link aqui: https://www.saovicente.sp.gov.br/processo-seletivo-complementar-de-estagio-2023