Defesa Civil alerta para ressaca e fortes chuvas nos próximos dias

Estimativa é de ondas de até 3 m e temporal de 60 mm em 24h na Baixada; Prefeitura chama atenção para cuidados

1 curtiu
Atuando preventivamente em busca do fortalecimento da conscientização, a Defesa Civil de São Vicente alerta a população para ressacas e fortes chuvas nos próximos dias na Cidade. Um boletim divulgado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) indica que as ondas podem ultrapassar 3 m de altura significativa em frente à Praia do Itararé, na manhã desta quarta-feira (6). Em relação ao nível do mar, a maré pode alcançar até 1,8 m, com picos previstos para a madrugada de quarta (6) para quinta-feira (7).

Além disso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que a previsão é de 60 mm de chuva nas próximas 24h na Baixada Santista.

De acordo com o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do Estado, devido à previsão de altura significativa da onda entre 2 e 3 m, o nível é de atenção. O cenário evolui para alerta caso seja superada a marca de 3 m.

A Defesa Civil de São Vicente ressalta, também, que essas informações são baseadas em prevenções e modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas nos próximos dias.

Cuidados - É recomendado, portanto, que modalidades esportivas como surf e similares sejam evitadas. Também sugere-se que as pessoas não circulem pelas orlas da Cidade e demais áreas de exposição a riscos de desastres naturais.

Utilidade pública - Os munícipes podem receber em seus celulares informações sobre alertas e condições climáticas em todo o litoral de São Paulo.

Para efetuar cadastro, é necessário que o cidadão envie o CEP registrado por SMS para o número 40199. Após o envio, o morador receberá de forma antecipada e gratuita os alertas meteorológicos da Defesa Civil do Estado.

Também é possível baixar o aplicativo da Defesa Civil do Estado, que está disponível para Android e IOS.

Ocorrências - Em caso de emergências, ligue para:

- Defesa Civil: 199 / (13) 3467-7708
- Guarda Civil Municipal (GCM): 153