Departamento de IST/AIDS de São Vicente realiza comitê mensal para discutir sobre doenças, controle e humanização no atendimento

Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Secretaria de Saúde

Compartilhe!

2 curtiram
Com o objetivo de promover a diminuição de casos de HIV e sífilis no Município, profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) se reuniram nesta terça-feira (29), no Comitê Sífilis, para discutir questões relacionadas aos agravos nos números de novos portadores das doenças. 
 
O Comitê Sífilis é uma comissão técnica que reúne vários setores da rede de Saúde, como Maternidade, Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAP), Diretoria de Vigilância à Saúde (DIVISA), Educação Permanente, Programa IST/Aids, entre outros.
 
As reuniões acontecem ao menos uma vez por mês, e são debatidos número de casos, prevenção, tratamento, entre outros assuntos relacionados ao tema. 
 
Em novembro, a discussão foi sobre o "Caminho da informação da gestante com sífilis e do bebê exposto ou com a doença congênita". A oficina teve a condução da consultora do Projeto Sífilis e do Departamento Regional de Saúde (DRS) IV, Vilma Cervantes, e da coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), Paula Jayme de Araújo. Cerca de 20 profissionais da saúde participaram do encontro. 
 
A secretária de Saúde, Michelle Santos, esteve presente na reunião do Comitê e salientou que esses encontros entre profissionais ajudam no controle da doença e na humanização do acolhimento das gestantes que chegam nas unidades. “A cada reunião é debatido um tema e a melhor forma de lidar com os pacientes. Neste mês, falamos sobre as grávidas infectadas com a doença e o risco de transmitir para o feto durante a gestação ou no momento do parto, colocando em risco a vida da própria gestante e do bebê. Por isso é importante discutir e estimular a procura para a realização dos testes rápidos, para ter um diagnóstico precoce e já encaminhar o paciente para o tratamento”.
 
Por Emerson Nascimento