'Dia D' de Mobilização Contra o Aedes Aegypti' conscientiza população nas escolas e em estabelecimentos

Ação dá continuidade à série de atividades preventivas do Município

Compartilhe!

Curtir
Com ações preventivas e de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) promoveu, nesta sexta-feira (1º), o ‘Dia D’ de Mobilização Estadual contra as arboviroses urbanas’, com ações intersecretariais. 
 
Dando continuidade à programação iniciada na ‘Semana Municipal de Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti’ em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc),  o Dia D também contou com a participação dos agentes de combate às endemias (ACE) dentro das escolas da Cidade, desta vez as escolas estaduais. 
 
As instituições contempladas na Área Continental foram: Paulo Arruda Penteado (Humaitá), Mário Covas (Gleba II) e Esmeraldo Soares Tarquínio (Rio Branco). 
 
Já na Área Insular, as escolas visitadas foram: Antonio Luiz Barreiros (Japuí), Maria Tereza (Catiapoã), Enio Vilas Boas (Pompeba), Oswaldo Santos Soares (Vila Cascatinha), Margarida Pinho (Vila Margarida), Yolanda Conte (Cidade Náutica III), Pastor Joaquim Lopes (Parque Bitaru) e Equipe de Educação e Imóveis Especiais. 
 
Para a estudante Eloisa Costa da Silva. de 17 anos, o conhecimento sempre é bem-vindo. “Eu já sabia de algumas das informações que foram passadas, mas, no dia a dia, acabamos esquecendo o que fazer e como fazer. Então, o Dia D ajudou a redobrar a nossa atenção”. 
 
Os profissionais de saúde orientaram os estudantes sobre métodos de prevenção e combate à proliferação dos mosquitos e o procedimento para identificação dos sintomas, caso eles sejam apresentados. 
 
Com equipamentos qualificados, os profissionais efetuaram a captura do mosquito transmissor nas salas administrativas, de aula, corredores e banheiros das instituições. 
 
Os agentes de combate às endemias também realizaram um mutirão com uma caminhada nas ruas, proporcionando intensificação de vistorias, controle e eliminação de criadouros. Foram priorizados oitos locais propícios para focos, como comércios que trabalham com borracharias e ferros-velhos. 
 
Além dessas ações, ocorrerão vistorias em alguns bairros da Cidade, orientações e medidas preventivas para o controle do mosquito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e visita a locais como as feiras livres. 
 
"Quero parabenizar todos os envolvidos nas ações do Dia D de Mobilização Estadual Contra as Arboviroses. Conseguimos realizar trabalhos desde às escolas, levando informações para os jovens, até aos estabelecimentos e unidades de saúde da Cidade" declarou Michelle Santos, Secretária da Saúde.

Por Alanis Ribeiro

Álbum de Fotos