Dia do Desafio mobiliza quase 800 vicentinos a praticarem exercícios nesta quarta (25)

Caminhada aberta ao público fechou compilado de atividades

Curtir
Missão dada é missão cumprida! A população vicentina levou a sério a proposta do Dia do Desafio e se mobilizou em prol da prática de exercícios físicos. No total, 783 munícipes realizaram, no mínimo, 15 minutos de atividades ininterruptas nesta quarta-feira (25). A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), pilotou o cronograma de ações nos equipamentos esportivos e a ‘Caminhada de Encerramento’, que foi um sucesso.

Além da caminhada, teve ginástica laboral para os servidores no Paço Municipal, hidroginástica, jogos cooperativos, boxe e muito mais.
Na escolinha de Esportes Radicais, no Ilha Porchat Clube, a manhã ensolarada contou com aula de yoga para a população. Dentre os participantes, Delba Alliegro chamou atenção pela performance. Aos 66 anos, ela conta que se sente no auge de sua vida, com muita saúde. “Em meus exames de rotina não há constatado problema de saúde. Nem mesmo problema de pressão ou diabetes”.

A moradora do bairro Boa Vista é psicoterapeuta. Ela sempre teve o costume de praticar exercícios físicos. E de maneira poética, definiu a importância do Dia do Desafio. “Se a gente não se desafia, não chegamos a lugar algum”.

As aulas de yoga são ministradas pelo professor Diego Marques. Quem estiver interessado deve realizar inscrição presencial, na própria sede da escola (Alameda Paulo Gonçalves, 61, Ilha Porchat), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É necessário levar RG, comprovante de residência, uma foto 3x4 e atestado médico.

O coordenador pedagógico da Secec, Ivair Nunes, destacou a série de ações da Prefeitura no combate ao sedentarismo. “O exercício físico é um remédio de prevenção aos problemas de saúde. Além disso, ela trabalha a autoestima e a interação social. O Dia do Desafio é essencial para que façamos uma reflexão sobre o quanto estamos nos dedicando às atividades. No entanto, a conscientização é todo dia e, na Secec, buscamos enfatizar o quão importante é o exercício em nossas vidas”.

As academias e escolas públicas e particulares também entraram na onda do Dia do Desafio, com atividades espalhadas por todos os cantos da Cidade.

A programação nos equipamentos esportivos retorna à normalidade a partir desta quinta-feira (26).

Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Cynthia Rocha, Leonardo Huber e Tadeu Filho