Dia mundial de combate à tuberculose: São Vicente atende pacientes em consultórios móveis

Ação percorre vários pontos da Cidade durante essa semana, além do atendimento fixo no CATH

Compartilhe!

3 curtiram
A Secretaria de Saúde (Sesau), decidiu expandir o atendimento relacionado à tuberculose durante a semana do “Dia Mundial do Combate à Tuberculose''.
A programação começou na terça-feira (22), com um carro móvel percorrendo e vai terminar no sábado (26) em uma ação na Lagoa do Quarentenário.
 
O Centro de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (CATH) atendeu pessoas, durante o período da campanha intensificação na busca ativa de sintomáticos respiratórios 1ª fase, visitou equipamentos de acolhimento social, priorizou também a população de área livre, tais como Casa de Passagem, Casa de Estar, Centro POP, e Residência de longa permanência.
 
O consultório na rua também atendeu moradores na Praça 22 de janeiro e Praça D Pedro I, junto com o Consultório na rua o CATH coletou até esta quinta-feira (24), 126 amostras de bacilo de Koch (BK).
A baciloscopia é realizada na suspeita de que a pessoa tenha tuberculose. É um exame tradicional feito com três coletas do escarro do paciente para chegar ao diagnóstico 
 
Confira programação
22/3 - Praça 22 de Janeiro (Biquinha) - horário 8h30
Parceria com o Consultório de Rua
 
23/3 - Residencial Vida I - horário 8h00
Rua Amador Bueno da Ribeira, 233
Residencial Vida II - horário 14h00
Rua Júlio Prestes, 835
 
24/3 - Centro Pop - horário 9h00
Avenida Capitão Mor Aguiar, 462
 
26/3 - Dia “T” - horário 8h00 às 14h
Na Feira Livre - Lagoa Irmã Dolores – Quarentenário
 
CATH - A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau), no dia 1º de setembro de 2021, inaugurou a nova sede do Centro de Atendimento de Tuberculose e Hanseníase (Cath), na Rua Benedito Calixto, 275. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7 às 17h.
O local conta com dois consultórios amplos, uma sala de procedimento, farmácia, posto de enfermagem e acolhimento, todos devidamente equipados e prontos para receber um maior número de pacientes. 
 
O espaço continua realizando atendimentos, coleta de exames e medicação para tratamentos em livre demanda. Além disso, as consultas são realizadas normalmente. 
 
O CATH realiza todos os atendimentos que já eram oferecidos, seguindo com as consultas normalmente. Atualmente, o serviço atende, ao todo, cerca de 300 pacientes, realizando testes e exames em livre demanda.
 
Por Matheus Terras