Dia Mundial do Turismo: São Vicente e trade caminham juntos ao desenvolvimento

Data é celebrada nesta terça-feira (27); setor movimentou R$ 94 bilhões no primeiro semestre de 2022 em todo o Brasil

2 curtiram
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP (FecomercioSP), o setor movimentou R$ 94 bilhões só no primeiro semestre deste ano em todo Brasil.

O setor possui um alto potencial econômico, além de gerar receita, postos de trabalho direto e indireto, preservar a identidade do local, como monumentos históricos, e atuar na preservação do meio ambiente.

“Hoje é o Dia Mundial do Turismo e dos Turismólogos. Momento de celebrar esse fenômeno humano-social que une tantas pessoas, empresas e iniciativas de transformação mundo afora. Parabéns a todos os profissionais do Turismo, que trabalham com empenho e dedicação pela realização dos sonhos de milhares de pessoas”, comemora a secretária da Sedetur, Juliana Santana.

Em São Vicente, existem diversos nichos a serem explorados: Praia e Sol, Histórico, Gastronomia, Náutico e outros. O setor náutico da Cidade, por exemplo, está em grande desenvolvimento com novos empreendimentos. “O que mais me deixa feliz é a interação que temos no Conselho Municipal de Turismo, onde representantes de vários segmentos se reúnem mensalmente, dividindo preocupações, discussões, sonhos, planejamentos para praticar a economia solidária, mas, principalmente, trabalhando em conjunto e visando a transformação do Turismo como um bem maior”, afirma a proprietária da Marina Dona Rosa, Lirian Lima.

A gastronomia de São Vicente nunca esteve tão forte. O Festival Gastronômico abriu portas tanto para os vicentinos, como para os turistas descobrirem que a Cidade tem talento para estar entre as melhores rotas do turismo gastronômico. “Participamos do Festival Gastronômico e tivemos muitas pessoas nos restaurantes procurando os pratos promocionais, incluindo turistas. Após o Festival, despertou um sentimento de união entre os donos de restaurantes. Estamos engatinhando uma associação para trabalhar junto com o Município para desenvolver o setor gastronômico com feiras e festivais”, destaca o proprietário do Lyon Bar e Restaurante, Helio Marques.

Os guias de turismo locais têm trabalhado para fortalecer tanto o turismo pedagógico, como o circuito histórico da Cidade. “Descobrir as potencialidades de São Vicente tem sido o meu principal objetivo como guia de turismo. Adormecida nesta área durante alguns anos, percebi o quanto precisamos, não somente como profissional do Turismo, mas também como munícipe, resgatar isso”,  explica o guia de Turismo, Mário Rodrigues.

A governança do setor tem se apresentado como relevante ferramenta de competitividade e atração de turistas. É por isso que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o trade têm se esforçado, em conjunto, planejando a próxima temporada de verão. “Há muito tempo a gente não tinha uma secretaria tão ativa junto à Cidade e ao trade. Nós sempre acreditamos em São Vicente como um Município potencialmente turístico. Estamos aqui há 21 anos e acreditamos que a integração entre hotéis, pontos turísticos e restaurantes irá fomentar o Turismo e, consequentemente, a região”, ressalta o administrador do teleférico, Rômulo Venâncio.

Entender a importância da indústria do Turismo é entender que ele proporciona qualidade de vida aos moradores, desenvolvimento das cidades e geração de renda.

“O Dia Mundial do Turismo é extremamente importante para promover a consciência da população em geral e das autoridades sobre a importância da atividade e seus valores, na sua característica mais marcante, que é a multidisciplinaridade. O nosso Turismo deve ser o principal indutor da valorização e reconhecimento da cultura e história local, transformador social e econômico na geração de emprego e renda”, comenta o turismólogo, Thomaz Ciccarelli.

Álbum de Fotos