Efetivo da GCM é reforçado com 14 novos agentes formados

Profissionais realizaram capacitações constantes ao longo dos últimos seis meses e passam a integrar a corporação já em dezembro; cerimônia de entrega dos certificados foi nesta quarta (30), na Associação Comercial

4 curtiram
Tendo em vista a chegada da temporada de verão, São Vicente reforçou o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) nesta quarta-feira (30), com 14 novos agentes que passaram por capacitação nos últimos seis meses.

A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos treinamentos aconteceu na Associação Comercial de São Vicente (ACSV).

Presente no evento, o prefeito Kayo Amado parabenizou os novos integrantes da instituição. “É um processo longo, que vai desde o concurso em que os senhores passaram até o término dos treinamentos. Vocês são grandes vencedores e agradeço imensamente por terem escolhido defender nossa Cidade”.

Amado também reforçou a importância das melhorias feitas pela atual gestão municipal no âmbito da segurança pública. “Quando você amplia os mecanismos de trabalho da instituição, você valoriza o trabalho do profissional”.

Em seu discurso, o comandante da GCM, Rubens Goes, emocionado, agradeceu ao prefeito pelo olhar voltado à GCM. “Nossa Guarda precisa de muito incentivo e estrutura. Essa gestão está proporcionando isso para a gente. Os mais antigos aqui sabem o que a gente já passou, para que esse pessoal que está chegando agora tenha condições mais dignas de trabalho. A gente precisa de muito mais, mas o que está sendo feito agora é o primeiro passo”.

“Nossa meta é reformular o cenário da segurança pública. E não para por aqui. É um setor que está atrelado ao comércio, turismo, cultura, todas as áreas. A GCM tem papel fundamental nessa organização”, ressaltou o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.

Entregas
O reforço destes novos profissionais é mais um marco da Administração Municipal na área da segurança pública. Vale lembrar que, em janeiro, o efetivo já havia sido ampliado com outros 17 agentes. Só neste ano, foram 31.

A Prefeitura tem promovido uma série de iniciativas no setor. Quando a atual gestão assumiu a Cidade, a GCM contava com apenas quatro viaturas, hoje, dez estão à disposição, e todas adaptadas ao uso policial.

Além disso, só neste semestre, São Vicente inaugurou o primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) de sua história - espaço que conta com profissionais da GCM, Polícia Militar (PM) e Trânsito, monitorando diversos pontos do Município através dos 30 totens de segurança instalados em pontos estratégicos -, equipou as forças de defesa e segurança com radiocomunicadores que possuem geolocalização via GPS, e contemplou a Guarda com a entrega de coletes balísticos aos profissionais, algo inédito na Cidade.

As diversas melhorias tornaram 2022 o ano de maior investimento em segurança pública na história de São Vicente.

Soma-se a isso o diálogo com o Governo do Estado, que resultou no reforço de 300 policiais que desceram a serra para reforçar a segurança da Cidade recentemente, atendendo a pedidos do prefeito Kayo Amado.

Álbum de Fotos