Em apenas dois meses, Cadastro Único de São Vicente beneficia mais de mil famílias em vulnerabilidade social

Secretaria de Desenvolvimento Social de São Vicente (Sedes) é responsável pelo atendimento

Compartilhe!

23 curtiram
Em apenas dois meses, mais de 1.000 famílias vicentinas foram beneficiadas com programas de inclusão produtiva e transferência de recursos do Governo Federal graças ao Cadastro Único (CadÚnico), recentemente implantado pela Secretária de Desenvolvimento Social de São Vicente (Sedes).

O instrumento de coleta tem como finalidade realizar a identificação de munícipes com baixa renda, estruturando programas e benefícios diretos que visam combater a miséria e pobreza.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Leandro Valença, o número é motivo de celebração para a equipe. “É uma conquista muito importante para a Sedes e para o município. Devido à pandemia e a transição do auxílio emergencial para auxílio Brasil, as pessoas pararam de realizar os cadastros, o que sobrecarregou os Cras, que ficaram com filas gigantes e agendamentos de atendimento de quase cinco meses. Graças ao CadÚnico, essa realidade ficou para trás”, contou.

Além de evitar que ninguém perdesse a chance de ser beneficiado pelo programa, o CadÚnico foi responsável por gerar empregos dentro da Sedes, com a contratação de 20 jovem aprendizes que foram especializados no cadastramento.

“O ponto focal da criação deste setor específico está no aumento de pessoas inseridas abaixo da linha da pobreza. Essa ação acelera o benefício aos munícipes, através de um atendimento sensível e ágil”, explicou o secretário da Sedes.

Além do atendimento, a equipe responsável realiza mutirões dentro do Cras com o objetivo de diminuir as filas de espera por meio da busca ativa. Com essa estratégia, diversas famílias que não sabiam da existência do programa já foram cadastradas.

Munícipes interessados no CadÚnico podem comparecer de segunda a sexta no primeiro andar do Complexo Administrativo Municipal (R. José Bonifácio, 404 – Centro), das 9h às 17h. A equipe também funciona pelo Whatsapp (13) 974100999.

Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com a Sedes pelo telefone (13) 3569 – 2222.

Por Renan Valentim

Álbum de Fotos