EMEF Caic Ayrton Senna é reinaugurada com presença especial de designer dos capacetes do tricampeão

Após meses de reforma, escola foi entregue nesta quarta-feira (27), preparada para receber os alunos

5 curtiram

Com direito a balões e tapete vermelho, a EMEF Caic Ayrton Senna da Silva foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira (27), reunindo poder público, educadores, estudantes e moradores da Área Continental.
Entre as intervenções, foi realizada a troca de todo o telhado, extinguindo os problemas de infiltração. Também foram providenciadas as substituições das portas, e novas lousas já estão instaladas nas salas de aula. O prédio ainda passou por recuperação de piso e a área externa ganhou um parque de recreação e nova iluminação.

O CAIC foi incluído na lista de unidades que precisavam de recuperação completa, dentre as diversas escolas que apresentavam problemas estruturais críticos, conforme levantamento minuciosamente realizado em todos os próprios municipais, no início do atual governo.

Durante a cerimônia, o prefeito Kayo Amado discursou sobre as dificuldades da reforma. “Era angustiante a situação do Caic, porque a gente sabia o quão importante era entregar de volta. Foi uma obra difícil, feita no meio do ano letivo, mas graças a Deus resolvemos e a comunidade abraçou essas mudanças.”

A secretária de Educação, Nívea Marsili, aproveitou a solenidade para reafirmar a importância de celebrar os feitos realizados na Cidade. "Normalmente, os nossos dias são repletos de dificuldade, mas isso se encerra aqui. É dia de celebrar o CAIC e todos os envolvidos nessa nova etapa."

Emocionada com a entrega, a diretora da escola, Bernadete Barbosa, fez um discurso de agradecimento.  “Muita gratidão por toda a equipe da Seduc que nos deu apoio pedagógico, aos funcionários da escola e aos pais que compreenderam a situação."

Após a entrega dos kits de material escolar para os alunos do CAIC, o prefeito Kayo Amado optou por uma quebra de protocolo ao abrir o novo colégio: em vez das autoridades da Administração Municipal, foram as professoras do colégio as responsáveis por cortar a fita de inauguração, abrindo o colégio para toda a população da Área Continental.

Também estiveram presentes a vice-prefeita de São Vicente, Sandra Conti, a presidente do FSS-SV, Thaynã Carneiro, o presidente da Câmara Municipal, Professor Thiago Alexandre, e demais vereadores de São Vicente.

Palestra - Estreando as salas reformadas, os estudantes contaram com a presença ilustre do designer de capacetes, Alan Mosca, responsável por criar as artes que encobriam a cabeça do piloto Ayrton Senna durante suas inesquecíveis corridas.

"Estudei em escola pública durante toda minha vida e mostrei para a criançada que isso não é um empecilho. Com foco e determinação, eles podem chegar onde quiserem", conta Mosca.

Além da palestra, o designer levou duas de suas criações para a sala de aula e autografou cards com ilustrações de seus capacetes para todos os presentes.

O estudante do sétimo ano,  Bryan de Jesus Santos, de 12 anos, afirma ter se surpreendido com a palestra. "Foi incrível poder ver pessoalmente esses trabalhos e poder falar com o criador dos capacetes. Estou muito feliz."

Texto - Renan Valentim e Vitória Oliveira

Fotos - Tadeu Filho