"Entre elas": Mulheres da Aldeia Paranapuã recebem doação de absorventes e bate-papo sobre saúde menstrual

Indígenas puderam tirar dúvidas sobre menstruação através de encontro promovido nesta quarta-feira (29)

Compartilhe!

2 curtiram
Com o objetivo de combater a pobreza menstrual por meio da oferta de absorventes e bate-papos educativos, o ‘Entre Elas’ teve mais um destino adicionado em seu cronograma: na manhã desta quarta-feira (29), a equipe do projeto foi até o Parque Estadual Xixová-Japuí, levando informações sobre saúde e prevenção para as mulheres da Aldeia Paranapuã.
 
"É a primeira vez que o Fundo Social traz o projeto para as indígenas da região, com o intuito de levar os mesmos ideais que entregamos as estudantes do Município. Mesmo com uma cultura diferente, são meninas e mulheres que merecem o mesmo cuidado e higiene”, contou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), Thaynã Carneiro. 
 
Além da demonstração sobre o uso correto dos absorventes e explicação sobre cuidados que devem ser tomados durante o ciclo menstrual, houve uma troca de informações sobre os costumes indígenas. Segundo as participantes presentes, o cabelo das mulheres é cortado durante a primeira menstruação, representando a transição da infância para a fase adulta e, para evitar cólicas, as indígenas deixam de consumir açúcar e carne. 
 
Moradora da aldeia, a jovem Suellen de Oliveira, de 23 anos, informa que existiam informações que ela desconhecia.  "As meninas conseguiram me tirar dúvidas que eu possuía e não tinha onde recorrer. Foi bem legal!”
 
Já a indígena Jorjina Pires de Lima, de 30 anos, ressalta a importância de mais eventos como esse para as próximas gerações. “Eu gostei muito. É necessário passarmos esse conhecimento para as meninas que ainda irão passar por isso, evitando que elas fiquem doentes futuramente”, ressaltou. 
 
Durante a visita, a aldeia também recebeu agasalhos e cobertores através da campanha ‘Abraço Quente’, que visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade durante o inverno. 
 
Por Renan Valentim

Álbum de Fotos