Escola Kelma Gonçalves é reinaugurada e simboliza esperança para crianças do Humaitá

Unidade conta com salas climatizadas, equipamentos multimídia e parque; cerimônia reuniu o prefeito Kayo Amado e demais autoridades

2 curtiram
Em clima de muita expectativa e emoção, a escola  Kelma Maria Toffeti Gonçalves, localizada no bairro Humaitá, foi reinaugurada nesta sexta-feira (27).

A cerimônia contou com a presença do prefeito Kayo Amado, da vice-prefeita Sandra Conti, da secretária de Educação (Seduc), Nivea Marsili, da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), Thaynã Amado, e demais autoridades municipais.

Relembrando o início de sua trajetória à frente do executivo, o prefeito Kayo Amado festejou a entrega. “A gente começa a ver nos detalhes as coisas que sonhamos lá no início e, com muito trabalho, se tornaram realidade. Um dos nossos desafios é transformar a escola em um espaço mais carinhoso, com vida, cor e alegria. O ensino é fundamental, mas a escola tem um papel social na vida dessas crianças muito grande. Eu acredito muito no aprendizado atrelado à arte, a esse gosto de infância”.

A secretária Nívea fez questão de mencionar os servidores envolvidos no projeto de reforma da unidade escolar. “Isso aqui é um sonho. Estamos fazendo uma nova Educação chegar em cada ponto da Cidade. Tudo isso graças ao desempenho de cada um, pessoas que, muitas vezes trabalharam 10, 11 horas por dia, para que tudo isso acontecesse. É uma conquista de todos”.

Agora a unidade está pronta para abraçar os mais de 400 alunos matriculados, com salas climatizadas e equipadas com projetor, material, além dos notebooks disponibilizados aos docentes.

O ambiente escolar funciona não só como ferramenta de ensino, mas, também, como instrumento de inserção social. Por isso, visando proporcionar momentos de lazer e socialização à criançada, a escola também recebeu parquinho, novo jardim e pintura interativa, trazendo vida através das cores.

A reinauguração coloca ponto final em anos de dificuldades enfrentadas devido à falta de estrutura a qual a unidade se encontrava. Recentemente foi necessária a interdição do local, em razão das más condições  do telhado.

Ex-aluna da Kelma, Cristiane Oliveira dos Santos já matriculou sua filha, Maria Eduarda, que irá seguir os passos da mãe e construir sua trajetória na escola. “Quando estudei aqui não era assim. A escola está bem bonita e cheia de brinquedos. Ela vai gostar muito”, disse Cristiane, que também ressaltou o impacto das entregas promovidas pela Educação. “Antes tínhamos que comprar material e roupa, agora não precisa, pois entregam os kits e uniforme. Facilita muito a nossa vida, pois é uma economia que poderá ser revertida em outras coisas. É uma nova esperança”.

Integrando a rede municipal de ensino há 18 anos, a professora Adriana Villarreal recorda os momentos de dificuldade vividos, sobretudo na pandemia, e pontua a importância da qualificação profissional através dos equipamentos que têm sido entregues. "Poder presenciar isso nos emociona e alegra. Estou muito ansiosa para ver a carinha das crianças no dia 6 de fevereiro, quando se depararem com essas salas lindas e o jardim, que elas tanto amam, todo repaginado. O ar condicionado vai ajudar bastante nesse verão.

Ela também conta que nunca presenciou tanto empenho por melhorias na Educação. “É a primeira vez que vejo alguém realmente colocando a mão na massa e contribuindo para o setor. O prefeito está nos mostrando que o sonho é possível na realidade "

Kelma Maria Toffeti Gonçalves - A escola leva o nome de uma professora que, por muitos anos, atuou na rede municipal e já transformou inúmeras vidas através da educação.

Entregas - Além da Kelma Maria Toffeti Gonçalves, outras oito unidades compõem o plano municipal de reformas e, em breve, serão entregues à população.

Soma-se a isso outras diversas entregas que visam reformular o sistema educacional de São Vicente. Na véspera do aniversário do de 491 anos do Município, o prefeito Kayo Amado anunciou a aquisição de uniformes completos para a criançada, incluindo, até mesmo, calçados. A conquista é histórica, visto que, até então, apenas camisetas já haviam sido entregues.

Nova iniciativa da Prefeitura, os Ambientes Municipais de Ensino Integral (AMEI's) também passam a integrar o setor da educação, oferecendo ensino em tempo integral. A primeira AMEI entregue será a Rei Pelé, com inauguração na segunda-feira (30).

Os kits escolares para o ano letivo 2023 já estão confirmados e serão mais uma vez entregues para os alunos.

Por Cendy Domingues e Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos