Estreia da 41ª Encenação encanta milhares de pessoas na Nova Orla do Gonzaguinha

Estruturada nos pilares de reconstrução, fé e inclusão, maior espetáculo de areia do Mundo conta chegada de Martim Afonso à Vila de São Vicente

2 curtiram
A chuva não foi capaz de arruinar os planos dos milhares de espectadores que acompanharam de perto a histórica abertura da 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, na Nova Orla do Gonzaguinha.

Por volta das 21h, as luzes se acenderam e a baía mais linda do Brasil tornou-se palco para a realização do maior espetáculo em areia de praia do Mundo. A peça teatral, que conta com a participação de 600 inscritos e grandes nomes da dramaturgia e da música (André Gonçalves, Júlia Yamaguchi, Christian Malheiros, Solange Couto, Júlio Oliveira, Marissol Dias, MC Nego Bala, Paolo Chaves e Flávio Falcone), contou a chegada de Martim Afonso à primeira vila do Brasil em 1532.

Neste ano, a obra foi estruturada em três pilares:

1. Reconstrução: representando a valorização das belezas naturais da Primeira Cidade do Brasil, como a própria Orla do Gonzaguinha, um dos principais patrimônios turísticos do Município revitalizado, que recebeu de braços abertos os 4.500 espectadores na noite desta sexta-feira (19).
2. Fé: A peça deste ano enaltece a inclusão como pilar essencial, simbolizando a volta do maior patrimônio cultural vicentino à Orla do Gonzaguinha pós-pandemia, que marcou um momento delicado da humanidade.
3. Inclusão: Forte marca da 41ª edição, a inclusão se faz presente por meio da participação de pessoas com deficiência, arquibancada destinada a PCDs, além de intérprete de Libras, audiodescrição e monitores de acessibilidade.

O maior patrimônio cultural de São Vicente seguirá lotado de espectadores para os próximos. O evento vai até segunda-feira (22), selando seu encerramento no dia em que a Primeira Cidade do Brasil foi descoberta (22 de janeiro).

Presente no início da Encenação, o prefeito Kayo Amado não escondeu a emoção ao contemplar com os próprios olhos pela primeira vez o espetáculo na Praia do Gonzaguinha.
"Essa é a essência do nosso povo e a Encenação mostrou hoje isso. O espetáculo neste ano está trazendo conceitos de reconstrução, fé e inclusão. Para ter espetáculo hoje, foi necessário muita fé. Graças a Deus o tempo melhorou, e estamos aqui. Vai ter inclusão, banda especial tocando, algo magnífico. O espaço para PCD's é ótimo. Tudo isso só foi possível com a parceria do nosso deputado Caio França, que ajudou muito para que tudo isso se tornasse realidade".

Morador de São Vicente há mais de 40 anos, Gilvan Macedo estava com saudades da Encenação. Ele conta que, desde 2001, não perdia nenhuma edição na Praia do Gonzaguinha. A retomada do evento na baía mais linda do Brasi, segundo ele, trouxe novamente o orgulho do vicentino pela Cidade. "Eu nem acredito que estamos vivenciando isso novamente. É mágico, parece um sonho. E se for um sonho, não quero acordar. Quantas e quantas vezes vim acompanhado dos meus filhos. Desta vez, é o meu pequeno neto, Nicolas (8 anos).

A presença do avô com o pequeno neto demonstra a força da Encenação para transcender gerações. Nicolas Macedo, inclusive, estava ansioso pela peça. "Ainda bem que a chuva parou. Eu queria muito assistir. Meu avô sempre conta as histórias da Encenação".

O espetáculo expande horizontes. Marycleusa Batista desceu a serra vindo de São Paulo para acompanhar de perto. "Quando eu soube que ia acontecer já fiquei desesperada para conseguir ingresso. Deu certo. Desde 2009 eu não perdia uma edição da Encenação. Muito feliz por estar vivendo tudo isso aqui novamente".

A estreia da Encenação 2024 contou com a presença de personalidades ilustres, como o ministro Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O maior espetáculo em areia de praia do Mundo segue na Nova Orla do Gonzaguinha até segunda-feira (22), a partir das 20h.

A 41ª edição da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é incentivada via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A realização é da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Instituto Adesaf. O evento conta com patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), Sabesp e Ecovias.

Álbum de Fotos