Eventos Culturais destacam artesanato, memórias e mulheres negras

Atividades acontecem a partir desta sexta-feira (28)

Curtir
Neste final de semana São Vicente se prepara para uma série de eventos culturais que prometem encantar e enriquecer a cidade. A Prefeitura de São Vicente, junto aos artistas, oferece três iniciativas imperdíveis, que ressaltam a importância da arte, das memórias e das mulheres negras na sociedade.

Na sexta-feira (28/07), das 19h às 22h, o Espaço Multicultural, localizado na Praça 22 de Janeiro s/nº - Centro, será o cenário de uma emocionante celebração em honra ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

A idealizadora desse evento especial é a Dra. Ester Branco, que conta com o apoio da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura. A ocasião visa enaltecer o papel essencial da mulher negra na sociedade, valorizando a cultura afrodescendente e reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento dos povos.

Já a Oficina de Artesanato 'Conviver com Arte', ministrada pela renomada Prof. Josilma Barroso, é uma das atividades que prometem encantar os amantes do artesanato e da criatividade. O evento ocorre no sábado (29/07), a partir das 14h, no Parque Cultural Vila de São Vicente, localizado na Praça João Pessoa s/nº, no Centro.

A oficina busca proporcionar um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos, onde os participantes poderão desenvolver suas habilidades artísticas e confeccionar peças únicas e significativas.

No âmbito da “3ª Semana Tereza de Benguela”, a comunicação ganha destaque como protagonista na construção das memórias de uma sociedade. Na próxima segunda-feira (31/07), das 16h às 20h, no Espaço Multicultural, a iniciativa tem apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHC) e Secult. A ação promoverá uma reflexão profunda sobre o papel da comunicação na preservação da história e identidade cultural.

As pessoas presentes vão compartilhar suas visões e experiências sobre o tema, enriquecendo o debate e promovendo a troca de ideias entre os participantes. O evento busca conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar e valorizar suas raízes históricas.

Entre os dias 27 de julho a 2 de agosto, o artista Adriano Dicart irá estrear sua exposição ‘Além do que se vê’, no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro, s/n, Centro). Esta é uma realização da Secretaria de Cultura de São Vicente (Secult)

A diversidade cultural e artística presente em São Vicente torna-se evidente com a diversidade de eventos e atividades culturais programadas. Essas iniciativas promovem o fortalecimento dos laços comunitários, o fomento à cultura e a valorização da memória e identidade local. A participação da população é fundamental para o sucesso dessas ações, por isso, não perca a oportunidade de prestigiar esses eventos imperdíveis e celebrar a rica cultura vicentina.

Por Cendy Domingues