Familiares participam de exposição sobre folclore em escola do Parque São Vicente

Convite partiu de alunos e professoras da EMEIEF Maria de Lourdes Batista, que prepararam programação especial entre segunda (29) e quarta-feira (31)

Compartilhe!

3 curtiram

 

As famílias dos alunos da EMEIEF Maria de Lourdes Batista (Praça Rubens Ferreira Martins, s/n - Parque São Vicente) participam de uma programação especial preparada pelas crianças e professoras, que se estende de segunda (29) a quarta-feira (31).
 

Nos três últimos dias de agosto, as turmas da educação infantil até o 5º ano vão apresentar todas as atividades elaboradas de 22 a 26 de agosto, no decorrer da Semana do Folclore. O público poderá conferir exposições, performances musicais, produções artísticas, brinquedos confeccionados pelas crianças e demais ações relacionadas às tradições populares. 
 

Na segunda-feira (29) de manhã, o pessoal 5º ano mostra tudo sobre lendas e dobraduras, enquanto a galera do 3º e do 4º ano expõem à tarde as ações relacionadas a jogos de adivinha, parlendas, lendas, desenhos, trava-língua e quebra-cabeças.
 

Na terça (30), os alunos dos 3º e 4º anos matutino narram lendas brasileiras, mostram confecções de fantoches e abordam parlendas e adivinhas. Já a criançada do vespertino, dos 1º e 2º anos, terá brincadeiras folclóricas, Boi Bumbá, adivinhas, exposição de sucatas e exposição de lendas folclóricas.
 

Na quarta-feira (31), o primeiro período é destinado ao 1º e 2º ano para um jogo da memória diferente criado pela gurizada, com os personagens do folclore. À tarde, a educação infantil encerra  a programação com chave de ouro, com confecção de brinquedos tradicionais, como petecas e bilboquês, músicas folclóricas, saci na garrafa e a lenda do Boto Cor-de-Rosa.

 

DIA DO FOLCLORE - Festejado desde 1965, o Dia do Folclore foi criado com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações culturais populares no País. A data (22 de agosto) é uma referência à primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada, em 1846, quando o britânico William John Thoms (1803-1885) uniu as palavras folk (que significa "povo"), e lore (que significa "conhecimento"). A comemoração foi instituída no Brasil por meio do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965.


Por Renato Pirauá