Feira de Arte Empreendedora reúne venda de artesanatos no Paço Municipal

1 curtiu
Dando início ao mês das mulheres, na manhã desta segunda-feira (6), iniciou-se a “Feira de  Arte Empreendedora”, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV). A iniciativa acontece até dia 17, das 9h às 17h, no Paço Municipal, localizado na Rua Frei Gaspar, 384 - Centro.

A feira possui o objetivo de expor as peças confeccionadas pelas ex-alunas dos cursos promovidos pelo Fundo Social, estimulando o aumento da autoestima e a renda, ensinando assim a empreender de forma criativa, contribuindo com a equidade de gênero,  inclusão social e econômica da mulher vicentina.

"Esse curso, no primeiro momento, acredito que tem a função de externalizar todos os sentimentos e vontades das alunas, em às vezes, nem elas sabem do potencial que tem. Em sala de aula buscamos estimular essa descoberta por meio da criatividade. Tudo é possível por conta do “Fundo de Apoio a Arte Empreendedora”, que o Fundo Social criou este ano”, ressalta a presidente do Fundo Social, Thaynã Amado.

A iniciativa é uma oportunidade de mão-dupla, beneficiando tanto as ex-alunas, que expõe seus trabalhos, quanto para o público, que tem a chance de presentear as mulheres ou membros da família com lindos itens da exposição.

Estão à venda peças de costura criativa, kits de cozinha, acessórios e bolsas afro, pinturas em tecido, peças de decoração (em Macramê e crochê), mesa posta, quadros, carteira de tecido e pano de prato, tendo preços a partir de R$ 4,50.

Cláudia Cunha, de 50 anos, retrata suas raízes e personalidade nas peças que produz. "Fazer o curso abriu minha mente. Trago a representatividade dos povos africanos e isso é um orgulho para mim, pois sou a primeira da família a trabalhar com artesanato”.

Impacto dos cursos

O Fundo Social trabalha constantemente para a melhoria nas condições de toda população vicentina. Quando se trata de promover e auxiliar na evolução da mulher vicentina, não é diferente.

O FSS-SV oferece diversos cursos com o objetivo de capacitar as munícipes para o mercado de trabalho, auxiliando também na vida pessoal e, consequentemente, atribuindo uma nova visão de vida para cada uma.

Um relato que fortalece esse forte trabalho é o da Elaine Campos, 49 anos, que explica sua arte e diz como foi sair de uma profissão que a discriminava para uma que lhe exalta como profissional e mulher.  "Eu fiz vários cursos no Fundo Social. Antes eu era eletricista e, apesar de estarmos em 2023, a mulher ainda sofre preconceito. Estou muito feliz em estar na minha primeira exposição, ainda mais aqui na Prefeitura”.

Para a professora Alda Sena é muito especial trabalhar no Fundo Social ministrando cursos. "A Feira Empreendedora virou uma das minhas paixões. Gosto de ver a evolução das alunas, conseguindo reverter em renda os conhecimentos adquiridos nas aulas”.

Por Cendy Domingues

Álbum de Fotos