Força e união marcam formatura de alunas do projeto Juntos por Todas

Entrega dos certificados foi na noite de terça-feira (27), na sede da OAB-SV

1 curtiu
O auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em São Vicente (OAB-SV), no Parque Bitaru, foi palco, na noite desta terça-feira (27), da formatura de dezenas de mulheres participantes do projeto “Juntos por Todas”. A ação é fruto da parceria envolvendo a Supervisão da Juventude, secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Trabalho e Renda (Setre), OAB-SV, Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV) e Sebrae.

Durante um mês, mais de 50 alunas da Educação de Jovens e Adultos das unidades educacionais Raul Rocha do Amaral (Quarentenário) e República de Portugal (Bitaru) participaram do curso dividido em quatro módulos, com os eixos Independência Financeira; Autocuidado; Acolhimento, e Noções Jurídicas. O objetivo foi o de criar uma rede de apoio orgânica e eficiente, composta por alunas e com a prática do empoderamento e o protagonismo feminino.

Com o certificado em mãos, a moradora do Quarentenário,  Angela Emídio de Lima, 53 anos, falou sobre o quanto as aulas transformaram a sua vida. “Agora sabemos com quem contar na hora das dificuldades, tanto nossas como as de outras pessoas que conhecemos. Com esse curso, aprendemos onde conseguir ajuda, a quem procurar. Foi muito significante para mim”.

Moradora no mesmo bairro, Roseane da Silva Santos, 51, valorizou a iniciativa. “Tudo foi excelente. As professoras foram ótimas. Aprendemos que nós, mulheres, temos que dar prioridade a nós, sem nunca desistir de nossos sonhos”.

A representante do Conselho Municipal de Juventude, Geovana Albuquerque, agradeceu a todos os envolvidos. “Nosso objetivo foi o de montar um exército de mulheres na luta contra a violência de gêneros. E para uma mulher batalhar contra essa violência, tem de estar bem consigo mesma, acreditar nos seus próprios sonhos, conhecer os seus direitos e ter perspectiva de vida. Hoje elas estão aptas”.

Josiane Cristina, primeira mulher a presidir a OAB São Vicente, destacou que “projetos como este exigem um grande esforço, mas são muito gratificantes e recompensadores. Eu sempre digo que o lugar da mulher é onde a gente quiser. Não podemos nunca esmorecer e precisamos fazer valer a nossa vontade, sempre”.

Representando a secretária Nivea Marsilli, a adjunta da Seduc, Denise Barbosa, vislumbrou o primeiro passo para outras ações. “Quando vimos a dimensão que o projeto pretendia alcançar, partimos para as turmas da EJA, e assim, plantamos uma semente na nossa sociedade. Acreditamos na educação para a vida, que vai além dos cadernos”, referiu-se Denise, que na sequência parabenizou também as equipes gestoras das duas escola por abrirem a portas para este projeto.

Para a vice-prefeita, Sandra Conti, as alunas envolvidas fazem parte de um grupo seleto, que não se conforma em ficar apenas olhando o sofrimento de outras mulheres, e estende a mão para ajudar, para orientar. “Que outras venham junto de nós, porque juntas somos fortes”

Também presente na solenidade, o prefeito Kayo Amado foi contagiado pelo entusiasmo das formandas. “Eu vim aqui para ver vocês. Fiquei muito feliz com tantas credenciais, de mulheres fortes que estão estudando, tocando as suas vidas, cuidando de suas famílias e ainda reservaram mais um tempo para cuidarem de si, se unirem e pensarem em outros conceitos sobre a sociedade. Parabéns a todas, por chegarem nesse momento de celebração”.

Para o segundo semestre, já está programada a segunda turma, com alunas da EJA das UEs Jorge Bierrenbach Senra (Rio Branco) e Antônio Pacífico (Jóquei Clube).

Por - Renato Pirauá
Fotos - Tadeu Filho