GCM detém indivíduo que estava com celular furtado no Gonzaguinha

Infrator foi encaminhado ao 1º Distrito Policial; operação é fruto da intensificação das operações na Cidade

1 curtiu
O novo sistema de monitoramento de São Vicente, aliado às ações de melhoria na estrutura, capacitação e inteligência da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV), têm resultado na resolução e prevenção de diversos crimes no Município. Dessa vez, os agentes detiveram um indivíduo que estava com um aparelho celular furtado nesta terça-feira (27).

Os guardas realizavam patrulhamento preventivo pela Praça Tom Jobim, no Gonzaguinha, quando avistaram um homem consumindo substância similar à maconha. Ao perceber a equipe, o indivíduo escondeu um objeto em suas roupas. Os profissionais, então, fizeram a abordagem e localizaram o celular. Ao ser questionado, o homem não soube explicar a procedência do aparelho.

Foi constatado, através da Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei), um bloqueio ao aparelho. Com isso, o infrator foi encaminhado ao 1° Distrito Policial (DP), onde foi registrado, pela autoridade de plantão, boletim de ocorrência por receptação de produto furtado.

Denúncias - Ao presenciar ações suspeitas, você pode acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153. A ligação é gratuita e os dados são mantidos em sigilo.

Segurança pública - A Administração Municipal segue focada em proporcionar mais segurança aos vicentinos. Embora a área seja de responsabilidade do Governo do Estado, a Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) tem desenvolvido diversas iniciativas para trabalhar com eficiência em apoio às autoridades policiais.

Nunca houve tanto investimento no setor quanto neste ano. Só em 2022, a Prefeitura instalou 30 totens de segurança em pontos estratégicos que fiscalizam qualquer atitude suspeita no Município. Todo este monitoramento é realizado por profissionais capacitados dentro do Centro de Controle Operacional (CCO), que conta com equipamentos de última geração.

O prefeito Kayo Amado ressaltou outros setores que também tendem a ganhar com essas entregas na segurança pública. “Se a gente quer fomentar o comércio e desenvolver nosso turismo, precisamos proporcionar uma Cidade segura aos moradores e turistas”.

A inauguração do CCO, que ocorreu há pouco mais de duas semanas, já vem trazendo resultados positivos. Na quinta-feira (22), a central auxiliou a Polícia Civil na prisão de bandidos especializados em roubo de farmácias, através de um mapeamento que localizou a quadrilha. Além disso, uma dupla de jovens que vinha sendo observada pelo sistema há alguns dias foi capturada por agentes em patrulhamento.

Além do CCO, São Vicente tem promovido outras diversas melhorias no setor, como a integração de 17 novos agentes à GCM, a entrega de dez novas viaturas, e a capacitação e realização de operações constantes.

Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos