GCM recupera veículo furtado de idosa no Itararé

Agentes avistaram indivíduo em ação suspeita no automóvel, que acabou devolvido à vítima; infrator foi conduzido ao 1° DP

4 curtiram
A Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) intensificou as rondas em diversos bairros da Cidade, e nesta quinta-feira (29), no Itararé, recuperou o veículo de uma idosa que havia sido furtado.

Enquanto realizavam patrulhamento pela Rua Coaraci Paranhos, os agentes se depararam com um homem dentro do automóvel, em atitude suspeita. Quando perguntado sobre a origem do veículo, ele não soube responder. Os guardas, então, encaminharam o indivíduo ao 1° Distrito Policial (DP), deixando o caso à disposição das autoridades.

Na unidade, foi constatado que o veículo tinha registro de furto. A princípio, o homem detido negou envolvimento com o crime, mas responderá judicialmente.

A GCM de São Vicente localizou a vítima, Arlene Menezes Cosmo, de 67 anos, moradora do Itararé, e fizeram a devolução do automóvel.
A proprietária não escondeu a alegria ao conseguir recuperar o seu bem. “Eles foram super atenciosos. Eu tinha acabado de perceber que havia sido furtada e, obviamente, fiquei assustada. Felizmente, eles mesmos entraram em contato comigo e me deram todo o suporte. Ficam aqui meus parabéns e um ‘muito obrigado’, do fundo do coração”.

O fortalecimento da fiscalização pelas imediações do Itararé era uma necessidade, segundo a Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), e também atendeu a pedidos da população. Após reunião com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), foi providenciada a intensificação dos patrulhamentos pela região e os resultados começaram a aparecer.

Para o comandante da GCM, Rubens Goes, a operação de sucesso é fruto de uma atenção especial às solicitações dos vicentinos. "Promovemos reuniões mensais com moradores, a fim de entender quais as principais demandas. Foi questionada a possibilidade de haver aumento nas rondas pelo local. Fizemos isso. Seguimos sempre à disposição do munícipe".

Denúncias - Ao presenciar ações suspeitas, você pode acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153. A ligação é gratuita e os dados são mantidos em sigilo.

Outras ações
A Administração Municipal reitera que a área da segurança pública tem recebido um olhar especial, com diversas iniciativas. Com isso, 2022 já o ano com maior investimento em segurança pública da história de São Vicente.

Ciente da importância de proporcionar à Guarda mais ferramentas de combate ao crime, no dia 12 de setembro, a Prefeitura inaugurou o primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) de sua história. O espaço é moderno e possui diversos equipamentos para que os agentes possam monitorar a Cidade 24h, por meio dos 30 totens de segurança instalados em pontos estratégicos.

O local integra um trabalho conjunto entre forças policiais e de defesa, contando, inclusive, com sala para que as equipes possam se reunir e traçar novas estratégias.

Além do CCO, a Prefeitura entregou dez novas viaturas à GCM, reforçou a corporação com a chegada de 17 novos profissionais neste ano e tem promovido frequentemente capacitações no setor.

Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos