Governador Rodrigo Garcia anuncia R$ 160 milhões para obras da parte ferroviária na Ponte dos Barreiros

Governo de SP também entregou viaturas para a Defesa Civil e ambulâncias para São Vicente

2 curtiram
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, acompanhou, ao lado de secretários municipais, a visita do governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, à Baixada Santista, nesta segunda-feira (13), durante a ação “Governo na Área”.

Na ocasião, Garcia se reuniu com diversas lideranças das cidades da região e fez anúncios importantes.

Entre as boas notícias para São Vicente, está o investimento de R$ 160 milhões para as obras de recuperação da ponte ferroviária, anexa à Ponte dos Barreiros, para que seja possível o início de implantação da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que terá investimento total de R$  505 milhões.

Vale ressaltar que as obras são de responsabilidade do Governo do Estado, e a Prefeitura seguirá acompanhando.

“Até o final deste ano a obra já estará contratada para que ela possa ser executada a partir de 2023”, disse Rodrigo Garcia.

“Será um passo histórico para São Vicente. Estamos, desde o primeiro dia à frente da Prefeitura, lutando para que o desenvolvimento cruze a Ponte dos Barreiros, que entregaremos totalmente reformada até o fim de julho. O Rodrigo Garcia tem sido bastante parceiro da nossa Cidade e só temos a agradecer”, comentou o prefeito Kayo Amado.

Habitação

O governador também liberou a implantação do Programa Viver Melhor em São Vicente e mais seis cidades da região, para recuperar imóveis inadequados situados em assentamentos precários. Os investimentos totais chegam a R$ 25,5 milhões.

Além disso, São Vicente e mais quatro municípios serão beneficiados com mais de 1,6 mil novas unidades habitacionais. O investimento é de R$ 282,2 milhões.

Infraestrutura urbana, turística e viária

Durante o encontro, houve a formalização de convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e a Prefeitura de São Vicente. Outras oito cidades também foram contempladas e o valor total é de R$ 91,1 milhões. As prefeituras devem encaminhar os projetos executivos das intervenções para celebração dos convênios, início das obras e repasse dos recursos.

Para obras e melhorias de infraestrutura turística, foram celebrados novos convênios com nove prefeituras no valor de R$ 109 milhões. Os recursos são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens.

O Detran.SP vai destinar R$ 26,7 milhões para intervenções viárias na região da Baixada Santista por meio do Programa Respeito à Vida. Para São Vicente, são cerca de R$ 5 milhões. As obras de melhorias serão executadas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Saneamento básico

O Governo do Estado, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) abriu o processo de licitação para a execução de obras de recuperação operacional das estruturas existentes nos canais de drenagem e canalização do curso d’água na Avenida Eduardo Souto, em São Vicente. O processo licitatório prevê a contratação de obras com prazo de execução de 18 meses a partir da ordem de serviço. A ação, que vai beneficiar mais de 100 mil habitantes, tem um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões.

A Sabesp deu início às obras para a implantação do Booster Suarão, em Itanhaém, além de adutoras e a readequação da Estação Elevatória de Água Tratada Suarão, que pertence ao programa Mambu Branco. As obras, que integram o Programa Água no Litoral, têm o objetivo de garantir o abastecimento em São Vicente e mais três municípios. São R$ 36 milhões em investimentos que beneficiam 2,1 milhões de habitantes. A previsão é que as obras sejam concluídas em setembro de 2023.

Programa Nova Frota - SP

São Vicente recebeu cinco veículos do Governo do Estado, através do Programa Nova Frota-SP, sendo dois automóveis para a Defesa Civil e três ambulâncias. Foram entregues também kits de equipamentos para demandas operacionais locais.

Bom Prato

A unidade do Bom Prato, localizada na Rua Ipiranga, 479, no Centro, foi totalmente revitalizada.

Por Peterson Gobetti
Fonte: Governo do Estado de SP