Hospital do Vicentino celebra Dia Internacional das Mulheres e um ano do centro cirúrgico

Data foi marcada por festividades e reconhecimento aos avanços da saúde municipal

2 curtiram
Com 80% do seu quadro de profissionais da saúde sendo mulheres, o Hospital do Vicentino celebrou duas datas importantes, nesta sexta-feira (8). A primeira foi o ‘Dia Internacional das Mulheres’, que receberam um café da manhã e conversaram sobre a importância da data. A segunda foi o aniversário de um ano do centro cirúrgico, que dentre os diversos avanços que trouxe para a saúde municipal está a primeira cirurgia por vídeo realizada na Cidade.

No primeiro evento do dia, enfermeiras, médicas e residentes de medicina se reuniram em uma sala para falar da relevância da data, na qual, foi reproduzido um vídeo das profissionais da saúde demonstrando gratidão em poder fazer parte de uma equipe que, em grande parte, é constituída por mulheres.

A auxiliar de enfermagem, Andreia Santana, contou um pouco de sua história com a saúde de São Vicente e com a unidade. “Estou na Prefeitura há 12 anos e, hoje, faço parte do Mutirão de Cirurgias Eletivas. No final de 2019, tive um derrame pleural e drenaram 3,5L de água do meu pulmão. Por conta disso, fui readaptada e encaminhada ao Hospital do Vicentino.  O que eu faço hoje é algo que eu gosto. Gosto de trabalhar com o público. É uma satisfação muito grande quando você vê que conseguiu solucionar um problema que o paciente tinha. Eu sou assim. Se não da para resolver de um jeito, a gente tenta de outro. É um prazer  enorme poder fazer o que faço”.

Quem também relatou um pouco sobre sua trajetória foi a enfermeira Maria José Bernardo: “Estou há quase 15 anos na Cidade e, desde a inauguração, faço parte do Vicentino.Em todos esses anos lembro de alguns casos que me marcaram. Um deles foi de uma mãe que o filho pequeno sofreu um acidente grave e teve que passar por uma cirurgia longa. Graças a Deus ele ficou bem e, um tempo depois, a mãe trouxe a criança no hospital para agradecer. É muito bom ter essas histórias. São coisas que levamos para a vida”.

“Primeiro quero parabenizar todas as mulheres do Hospital do Vicentino, que todo dia estão cuidando dos pacientes, trabalhando para ajudar a saúde de São Vicente melhorar cada vez mais. É uma conquista termos tantas mulheres trabalhando na unidade, com 80% do quadro de profissionais sendo constituído por elas. O dia de hoje é uma celebração e, acima de tudo, uma afirmação do espaço que as mulheres têm no âmbito profissional”, ressaltou a Secretária da Saúde, Michelle Santos.

Um ano do centro cirúrgico – Outra data importante comemorada foi o aniversário de um ano do centro cirúrgico do Hospital do Vicentino, que já realizou o total de 1.976 cirurgias, entre elas cirurgia dermatológica, captação de órgãos, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, cirurgia mastologia, colonoscopia , urocirurgia, otorrinolaringológica, ortopédica, neurocirurgia, ginecológica, cirurgia vascular, cirurgia geral, cabeça e pescoço; buco-maxilo.

A diretora médica do hospital, Mirella de Fátima Fukuda, explicou sobre a primeira cirurgia por vídeo, e ressaltou os benefícios proporcionados ãs mulheres pelo centro cirúrgico: “A primeira cirurgia por vídeo foi de laparoscopia no Hospital do Vicentino. Faz um ano, foi exatamente no dia 8 de março de 2023. Foram realizadas duas cirurgias em um dia, e correu tudo bem. A gente usou uma aparelhagem diferente, adquirida pela Secretaria de Saúde, uma aparelhagem moderna, que nos permite fazer o procedimento sem grandes incisões no paciente e vendo a cirurgia por televisão. O paciente fica internado menos de um dia. Ele faz a cirurgia de manhã e damos alta no fim do dia. Ele já poder voltar às suas atividades entre 15 a 30 dias. Antes, quando estávamos no CREI, não fazíamos nem 50 cirurgias por mês e não fazíamos cirurgias eletivas, apenas as de emergência. Hoje, fazemos de 150 a 160 cirurgias por mês. Antes, tinha paciente que esperava cinco anos para operar a vesícula. Hoje, essa realidade está mudando”.

Álbum de Fotos