Hospital do Vicentino recebe quatro pacientes no primeiro dia de funcionamento

Vindos do Crei, transferidos têm à disposição uma grande estrutura hospitalar

5 curtiram

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) inaugurou o Hospital do Vicentino, uma moderna instalação hospitalar que promove, a partir de agora, um atendimento adequado às necessidades dos moradores. Logo no primeiro dia, quatro pacientes foram transferidos do Centro de Referência em Emergência e Internação (Crei) para a nova unidade: dois homens e duas mulheres.

Por volta do meio-dia, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conduziram na unidade móvel a primeira pessoa atendida na ala de internação médica. Moradora do bairro Cidade Náutica,  Adriana de Oliveira Andrade da Fonseca João, de 48 anos, mostrou-se impressionada com a grandiosidade do espaço, logo que se deparou com o novo Complexo de Saúde. “Fico muito feliz em ser a primeira paciente, mais feliz ainda com a estrutura do hospital, porque o povo de São Vicente merece um equipamento que nos proporcione dignidade e respeito. Quando estamos com a saúde debilitada e de repente encontramos um hospital tão novo assim, nos sentimos acolhidos”, declarou.

A munícipe está em tratamento de infecção pulmonar e apresentou sintomas leves como falta de ar, mas nada muito grave, segundo o diretor de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência, Sandro Mendes. Os próximos procedimentos que a paciente deve receber incluem antibióticos e monitoramento. Encerrada a etapa de medicação, a moradora passará por uma bateria de exames, como imagem e laboratorial. Apresentando melhoras, recebe alta médica.

“É um local limpo e organizado. A humanização que é o importante, pois a rede de saúde do Município sempre possuiu ótimos profissionais atendendo a população. Os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e toda a equipe é muito boa. Faltava a hotelaria, com uma estrutura adequada. Agora, juntamos os excelentes profissionais a essa grande instalação, a qualidade do atendimento fica maravilhosa”, ressaltou o diretor.

No início da tarde, José Henrique, de 61 anos, natural de Santos, mas morador há mais de 40 anos em São Vicente, chegou ao Hospital do Vicentino, sendo o segundo paciente da unidade hospitalar. Assim como Adriana, o sexagenário também se impressionou com o tamanho do ambiente e os equipamentos usados nas salas e nos procedimentos.

Henrique está com problemas nos rins e encontrava-se internado no Crei há mais de uma semana. “A sensação é muito boa, estou sendo muito bem cuidado pelas enfermeiras e pelos médicos. O povo vicentino está precisando de hospitais como este. Queremos sempre o melhor, ainda mais em relação à saúde”.

O morador também passará por tratamento para cuidar do Antígeno Prostático Específico (PSA), exame utilizado para diagnosticar o câncer de próstata em homens. Seu José conta que sentiu dores fortes e que a médica disse que poderia ser pelo PSA alto. Quando foi para marcar consulta no urologista, a dor intensificou e precisou ser internado no Crei para a realização de exames.

O munícipe fez questão de agradecer e reconhecer o bom trabalho realizado pelas profissionais do Samu que o acompanharam na ambulância, pois esta é a segunda vez que seus caminhos se cruzam. “Elas já me salvaram anteriormente, numa vez que eu passei mal, minha pressão estava muito alta e não tinha ninguém para me socorrer. Quem me salvou foram elas duas”, declarou, apontando para as profissionais do Samu.

A secretária de Saúde, Michelle Santos, não escondeu a felicidade e emoção com a entrega do hospital para a Cidade e com a chegada dos pacientes. “Queremos transmitir um atendimento totalmente humanizado e de excelência. Pretendemos e vamos resgatar a credibilidade tanto da população vicentina como também dos nossos servidores. Essa é a cara do nosso Governo: unidades de saúde com as ambiências adequadas e com capacidade de atender nossos munícipes da melhor forma possível”.

De forma gradual, mais pacientes serão transferidos nos próximos dias do Crei para o Hospital do Vicentino, com atendimento nas especialidades de Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Neurocirurgia, Neurologia, Infectologia, Endoscopia, Ultrassonografia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácico, Cardiologia, Cirurgia Pediátrica, Intensivistas, Anestesiologia, Otorrinolaringologia, Bucomaxilofacial, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nefrologia, Urologia, Nutrologia, Cabeça e Pescoço e Hematologia.

Por Emerson Nascimento

Álbum de Fotos