Idealizador de capacete de Senna participa de cerimônia em escola no Humaitá na quarta-feira (27)

Criador de design ao lado do pai Sid, Alan Mosca estará na EMEF CAIC Ayrton Senna da Silva, que reabre após ampla reforma

1 curtiu

Co-criador da arte que encobria a cabeça de Ayrton Senna durante as corridas, o designer de capacetes, Alan Mosca, confirmou presença na cerimônia de reabertura de uma escola do Humaitá que tem como patrono o tricampeão de Fórmula 1. Ele fará um bate-papo com os alunos, falando sobre o seu ofício. A solenidade está confirmada para as 10h de quarta-feira (27).
Após uma ampla reforma na escola municipal de ensino fundamental CAIC Ayrton Senna da Silva, os mais de 500 alunos retornam às atividades presenciais neste segundo semestre. Além das obras promovidas, todas as salas terão kit de multimídia para que os professores utilizem os recursos tecnológicos em suas aulas. A unidade também passa a contar com sala para reforço escolar, por meio do Programa Integra.

Os serviços de recuperação estrutural do prédio foram iniciados no ano passado e o prédio foi totalmente recuperado pela Prefeitura de São Vicente.

Durante o período, as aulas se deram de forma remota, mas com algumas atividades presenciais, como o “Entre Elas”, “Agora é com Eles” e o “Turismo Pedagógico”.

Entre as intervenções, foi realizada a troca de todo o telhado, extinguindo os problemas de infiltração. Também foram providenciadas as substituições das portas, e novas lousas já estão instaladas nas salas de aula. O prédio ainda passou por recuperação de piso e a área externa ganhou um parque de recreação e nova iluminação.

O CAIC foi incluído na lista de unidades que precisavam de recuperação completa, dentre as diversas escolas que apresentavam problemas estruturais críticos, conforme levantamento minuciosamente realizado em todos os próprios municipais, no início do atual governo.

História - Oficializado em 13 de junho de 1988, o Centro de Assistência Integral à Criança é mais conhecido como CAIC, situado bem no centro do bairro Humaitá, na rua Irmã Maria Rita de Souza Brito Lopes. Em 1994, foi rebatizado como CAIC-EMEF Ayrton Senna da Silva em solenidade que contou com a presença de Viviane Senna, irmã do tricampeão mundial de Fórmula 1, morto naquele ano. O nome da instituição foi escolhido a partir de uma consulta pública, que na ocasião recebia a parceria do Instituto Ayrton Senna.

Atualmente, a escola tem 532 alunos matriculados de 1º a 9º ano, com um corpo de 39 professores e 14 funcionários.

A recuperação do CAIC representa para os moradores do bairro Humaitá muito mais do que apenas a reabertura de uma escola, mas a verdadeira tradução de uma educação de qualidade.

Família Mosca - Alan Mosca comanda os negócios iniciados pelo pai, Sid Mosca (1937-2011), presentes no circo da Fórmula 1. O ateliê da família Mosca tem cerca de 30.000 capacetes personalizados no currículo. Em matéria publicada há seis anos na revista Quatro Rodas, foi revelado que a trajetória começou por acaso. Sid iniciou a carreira pintando carros de corrida, quando o piloto Benjamin Rangel pediu um capacete personalizado. O designer aceitou o desafio, e veio a repercussão positiva. Alan começou a aprender o ofício aos 15 anos e, junto com o pai, foi o responsável pela icônica arte que se tornou a identidade de Senna dentro dos carros que competiu, no capacete com as cores da bandeira brasileira, idealizado em 1979. A família Mosca também esteve na cabeça dos pilotos Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Keke Rosberg, Michael Schumacher, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, André Ribeiro, Raul Boesel entre outros.

Álbum de Fotos