Integrantes da banda Skasu visitam Prefeitura em comemoração aos 20 anos de trajetória

Grupo de São Vicente foi recebido pelo prefeito Kayo Amado

3 curtiram
A Banda vicentina Skasu, que completa 20 anos de formação nesta quinta-feira (29), visitou o prefeito Kayo Amado em seu gabinete e contou sobre sua trajetória. "A banda começou no Escola Estadual Martim Afonso, por meio de um festival de bandas na própria escola", relembra o vocalista Daniel Franco, que está desde o início da formação.

O músico conta, emocionado, que algumas vezes pensou em desistir da banda, "pois é muito difícil quem escolhe viver de arte, mas o coração falou mais alto e eu estou aqui até hoje, graças a Deus, feliz, porque eu amo o que faço".

Como todo início de banda, o estúdio costuma ser improvisado, e não foi diferente para a banda vicentina. Na época, os rapazes tinham entre 17 e 18 anos e foram incentivados por Dárcio Fagundes, pai do fundador da Skasu, Felipe Fagundes. "O Sr. Dárcio tinha um bar na Biquinha, e na cozinha fez um estúdio musical para o pessoal que ia tocar lá. A gente tocava dentro do estúdio, com janela de vidro, onde as pessoas que estavam no local pudessem nos assistir e do lado fora foram colocadas as caixas de som. Com isso, as pessoas começaram a ir ao bar para nos ver. E foi de bar em bar que começamos nossa carreira", recorda.

A banda tem cinco integrantes e a música mais conhecida, que ficou em primeiro lugar nas rádios, foi “A Regra do Jogo”. Daniel conta que era para ficar um mês e acabou ficando três, tamanho sucesso. Um dos compositores é Michael Richards, guitarrista da Skasu há cinco anos. "Eu sempre preferi ficar no autoral, mas aceitei o convite para ser guitarrista e deu certo. Apresentei minhas músicas e uma delas é “A Regra do Jogo”, que também tem autoria de Renan Silva, que agora está em São Paulo".

O produtor artístico do grupo, Marcus Vinícius, da empresa Mavic, acompanhou os dois integrantes da banda durante a visita ao prefeito e comentou que, em breve, o público conhecerá a música para a Copa do Mundo de 2022. "A novidade é uma canção bem pra cima, com ritmo brasileiro".

Quando são perguntados sobre o estilo musical da banda, eles respondem que é "estilo Skasu", o que inclui reggae, soul americano, jazz e pop rock.

Os músicos destacam o amor por São Vicente e, por isso, em seus videoclipes, sempre evidenciam a Cidade.

Pandemia - Marcus Vinícius revela que todo final de semana a banda se apresenta em três shows. Porém, durante a pandemia, as apresentações foram afetadas. No entanto, eles foram se fortalecendo, fazendo criações e foram convidados para participar de lives que alguns condomínios faziam. Após isso, a Mavic organizou duas lives em que o grupo se apresentou e conseguiu arrecadar quase 300 kg de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente.

A Banda Skasu, cujo nome é a junção do skate com o surfe, pois na época a maioria era skatista ou surfava, tem suas músicas no canal do youtube bandaskasu. A rede social é bandaskasuoficial, além de estarem nas plataformas musicais.  Eles se apresentam regionalmente, mas esse ano se apresentaram em Resende, no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Eles pretendem quebrar as fronteiras, mas sem perder a essência da banda, que é de São Vicente, a Cidade que eles não escondem em dizer que amam e não pretendem sair daqui nunca".

Texto Carmen Doria
Fotos Tadeu Filho