Kayo Amado recebe visita do ministro Alexandre Padilha neste sábado (1°)

Agenda contou com reunião que apresentou projetos para melhorias da Baixada Santista, e com inauguração do NASCI

2 curtiram
Neste sábado (1°), a Prefeitura de São Vicente foi sede de um encontro do prefeito Kayo Amado com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O prefeito entregou um diagnóstico completo do Município com as demandas de habitação, e matriz orçamentária.

O chefe do Executivo vicentino destacou que o encontro foi positivo, e que São Vicente apresentou a busca pelo desenvolvimento econômico da Área Continental, visando assim, além de habitação popular, apresentar a necessidade de geração de emprego e bons serviços públicos para os atuais moradores.

"Atualmente São Vicente precisa de toda ajuda possível para se desenvolver. O Governo Federal pode ser um parceiro importante, e tendo isso em vista, apresentamos a Área Continental como área de expansão para o Porto, já que tem facilidade de ligação com a Capital com as rodovias que cortam a região. A Área Continental é o que temos de mais nobre para desenvolvimento, trata-se de criar uma rede no entorno dessas pessoas, por meio de mais geração de emprego, melhores investimentos na educação, e ter em São Vicente um Instituto Federal. Assim, queremos obter condições de oferecer para os atuais e futuros cidadãos, nova forma de conhecimento técnico e mercado de trabalho bom", esclareceu o prefeito.

Após o bate-papo o ministro Alexandre Padilha e o prefeito Kayo Amado seguiram para a Ilha Porchat, para uma reunião com outras autoridades políticas. Lá o ministro agradeceu o convite, esclareceu os projetos do Governo Federal, e explicou que o intuito da reunião é a retomada do diálogo federativo, para aproximar o Governo Federal dos municípios.

"Agradeço o convite para estar aqui. Essa é uma orientação do presidente Lula para os ministros, em especial nós das Relações Institucionais. Ele quer que nós possamos circular o Brasil e visitar os municípios para a retomada do programa "Minha Casa Minha Vida". Os municípios estão sendo incentivados a prepararem os seus projetos, e têm até dia 10 de abril para apresentarem isso através de um aplicativo criado pelo Governo Federal: o "Mãos à Obra". Tudo isso para que a gente possa investir naquilo que é importante para a população. Serão destinados cerca de R$ 10 milhões em todo o Brasil, para que possamos fazer essa retomada. A terceira iniciativa é um programa do Ministério da Saúde,  que visa ajudar os deficientes, e também a reduzir as filas de cirurgias e exames, com R$ 600 milhões que estão à disposição de municípios para os planos regionais. E assim acontece a retomada do diálogo do Governo Federal com os municípios, um diálogo permanente para fazer um país melhor", explicou o ministro.

Na última etapa da agenda, Alexandre Padilha, o prefeito Kayo Amado e demais autoridades participaram da inauguração do 1° Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (NASCI), iniciativa do Instituto Adesaf (Articulações de Tecnologias Sociais e Ações Formativas), que visa facilitar o acesso de medicamentos (incluindo os que contém Cannabis Medicinal).

O Núcleo vai atender pessoas carentes, sem condições financeiras para custear os tratamentos alternativos.

As medicações que contam com a Cannabis em sua composição podem ser recomenandas e utilizadas amparadas por lei de autoria do deputado estadual Caio França. A substância pode ser usada para o tratamento de pessoas autistas, com parkinson, alzheimer, epilepsia e síndromes raras.

Kayo Amado destacou a importância do trabalho do Instituto e do deputado Caio França. "Uma honra muito grande estar aqui. Parabenizo o Caio pela iniciativa. A Adesaf é um instituto necessário, e que bom que temos vocês fazendo diversas ações importantes, com qualidade, e agora trazendo esse projeto especial que toca a vida de muitas pessoas. São Vicente está de portas abertas para que vocês possam sempre desenvolver o trabalho de qualidade que vocês fazem", finalizou o prefeito.

"Muitos anos atrás não era possível ter antibióticos, mas a humanidade foi evoluindo e isso necessita coragem. A Adesaf é uma instituição de coragem, sempre pegando temas polêmicos para desenvolver e evoluir. Agradeço a todos pela coragem de terem começado por essa luta. As pessoas reconhecem essa luta e agradecem essa iniciativa. O objetivo é que todos tenham acesso a esse medicamento, e o Padilha vai nos ajudar nisso", disse o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

Também estiveram presentes a deputada estadual  Solange Freitas e o deputado estadual Teonílio Barba, os vereados Welligton Augusto Silva, Jhony Sasaki, Jefferson Cezarolli, Pastor Benevan, Dercinho Negão do Caminhão e Edinho Ferrugem. Entre os secretários, compareceram o de Comunicação, Kennedy Lui, o de Habitação  Dr. Eduardo Oliveira e o de Relações Institucionais, Metropolitanas e de Parcerias Federativas, Rodrigo Leite.

Por Cendy Domingues

Álbum de Fotos