Mais de 100 motoristas de ônibus realizam treinamento de operação de recursos para pessoas com deficiência

Além da capacitação promovida neste sábado (10), iniciativa tem foco na imersão dos profissionais no dia a dia de PCD's

3 curtiram
Visando capacitar os motoristas do transporte público municipal de São Vicente para a operação dos elevadores para pessoas com deficiência (PCD), o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdef) e a empresa SOU São Vicente promoveram um treinamento neste sábado (10), das 9h às 16h45, no Centro de Convenções.

A iniciativa surgiu em uma reunião entre o prefeito Kayo Amado e o Comdef.
"Essa experiência é muito importante para São Vicente, pois é essencial que nosso transporte esteja em condições adequadas e preparado para oferecer um trabalho digno à população. É uma empresa séria, e seguiremos cobrando o melhor serviço possível. Que ninguém fique para trás”, salientou o prefeito.

Os 112 profissionais, divididos em quatro turmas, puderam vivenciar o dia a dia de uma pessoa com deficiência, pois, além da capacitação técnica, puderam passar pela situação de um cadeirante, utilizando os recursos que o ônibus oferece.

Motorista há mais de 15 anos, Elvis Presley de Souza Aristiki explica que a experiência foi essencial para que, a partir de agora, os trabalhadores possam dedicar uma atenção especial ao público com deficiência. "O encontro foi muito produtivo. Estamos sentindo na pele as dificuldades que uma pessoa com deficiência encontra e, certamente, de hoje em diante teremos mais condições de ajudar um passageiro que se enquadre nessa situação. O treinamento me fez ter mais noção da realidade, me colocando no lugar do próximo".

A capacitação foi ministrada por deficientes físicos. Uma das responsáveis é a primeira secretária do Comdef, Alcione de Araújo Simões, que enalteceu o olhar sensibilizado da Prefeitura e da SOU São Vicente. "Percebemos que os motoristas tinham uma certa dificuldade em ajudar os cadeirantes. Então, propusemos a ideia ao prefeito, que prontamente nos atendeu e topou. A recepção dos profissionais foi ótima. Este treinamento fará com que os trabalhadores estejam mais prontos e nos atendam ainda melhor quando precisarmos".

A iniciativa foi organizada pelas secretarias de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), Defesa e Ordem Social (Sedos), Planejamento e Governança (Seplag), além da SOU São Vicente e do Comdef.

Por Guilherme Sibilio e Isabella Paschoal

Álbum de Fotos