Mais de 120 vicentinos confraternizam em comemoração ao Dia Nacional do Idoso

Encontro contou com café da manhã e apresentação de dança

Curtir
Nesta segunda-feira (2), a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou um café da manhã especial em alusão ao Dia Nacional do Idoso, que reuniu mais de 120 vicentinos no Ilha Porchat Clube.

O encontro começou por volta das 08h30, seguido por uma apresentação de coreografia de dança circular com o tema “Feliz Idade”, liderado pelo  professor Jadir, contando, também, com uma aula de ritbox integrada para o público idoso, que levou entretenimento a todos os presentes no evento. Para finalizar com chave de ouro, todos se reuniram num delicioso café, que proporcionou um momento importante de socialização entre eles.

Com o passar do tempo, muitos perdem ou nem mesmo têm acesso aos recursos básicos necessários do dia a dia. Por esse motivo, o Município desenvolve ações como essa, que são importantes para o bem-estar social individual e coletivo dos idosos, como explica a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Helena Marcon.
"O Dia Nacional do Idoso é uma data para conscientizar e chamar atenção das pessoas para esse ciclo de vida, que é muitas vezes esquecido pela sociedade. A assistência social visa promover a garantia dos direitos da pessoa idosa através dos Serviços de Convivência, que oferecem, além de atividades físicas, um espaço de encontro e de trocas".

De acordo com estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a composição da população mundial mudou drasticamente nas últimas décadas. Nas próximas três, a população idosa no mundo deverá dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050 (225%).

No Brasil, a Lei nº 10.741/2003, instituiu o Estatuto da Pessoa Idosa – uma legislação específica destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso e determinou, em seu parágrafo único: “Os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade”.

Álbum de Fotos